sábado, 26 de março de 2016

Artigo de Opinião - Orgulho de ser SUS - Wallace Mendes

23/03/2016 
Só em 2015, mais de 5.400 mulheres trouxeram seus bebês ao mundo em nossos 56 leitos obstétricos

O DIA

Rio - Juliana chegou à Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio de Janeiro, assustada com o primeiro parto. Longe de casa — sua família é do Rio Grande do Sul —, encontrou amparo e segurança nas equipes do hospital. Após a alta, a jovem deixou o local com a pequena Yasmin nos braços e a certeza de que o SUS pode, sim, dar certo. A história de Juliana é apenas um dos casos de sucesso da unidade, inaugurada em 2012 como centro de referência em parto humanizado.

Nesta semana em que se celebra o Dia do Orgulho SUS, tenho satisfação em partilhar um pouco da nossa experiência de dedicação e conquistas. Só em 2015, mais de 5.400 mulheres trouxeram seus bebês ao mundo em nossos 56 leitos obstétricos. Quase 80% delas utilizaram métodos não medicamentosos para o controle da dor do parto. São técnicas como massagem, aromaterapia, banhos quentes, música e luz ambiente diferenciadas, que permitem uma experiência mais natural para mãe e filho.

Nossos índices de nascimentos por cesariana também refletem essa busca por um parto mais saudável e sem intervenções médicas desnecessárias. A cada 100 partos realizados na Maria Amélia, apenas 28, em média, são cesarianas. No Brasil, esse número é de aproximadamente 50%, bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Temos, ainda, buscado um maior entrosamento entre nossos colaboradores e uma maior motivação das equipes multiprofissionais, o que levou o absenteísmo (quantidade de faltas ao trabalho) de 3,5% para menos de 0,5%, no último ano. Isso significa uma estrutura de plantões completos com maior agilidade no atendimento às usuárias e aos seus bebês.

Certamente, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem falhas e precisa ser aperfeiçoado. Mas não podemos desistir desse modelo de assistência onde a universalidade, a equidade e a integralidade são princípios fundamentais. Que no Dia do Orgulho SUS e em todos os outros dias do ano celebremos os bons resultados conquistados e renovemos nossa energia e disposição para levar um serviço cada vez melhor para a população.

Wallace Mendes é Dir. da Mater. Maria Amélia Buarque de Hollanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário