quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Crônicas do Dia - Como a maconha afeta o cérebro adolescente


Estudo sueco sugere que uso abusivo durante a adolescência aumenta riscos de morrer antes dos 60 anos

JAIRO BOUER

Escola sem Partido ?

Em 1917, o filósofo italiano Antonio Gramsci publicou na revista La Città Futura um artigo de título “Os indiferentes”. Ele o abre com uma declaração contundente: “Viver significa tomar partido. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida”. Suas palavras são muito atuais se considerarmos essa cultura da indiferença que está sendo pregada por movimentos como o Escola Sem Partido.

Crônicas do Dia - Litígio e ruptura como retrocesso da tolerância - Marcus Tavares


Em tempos em que todos pregam o respeito à diversidade, os indivíduos agem completamente na contramão nesses debates

O DIA

Charges


Crônicas do Dia - Pokémon Go home - Arnaldo Bloch



Que o ‘pokémundo’ seja corrompido por um vírus incurável, o ‘antipokévirus’

Crônicas do Dia - Por que a queda no número de fumantes não traz só boas notícias


Os percentuais diminuíram, mas milhões ainda estão expostos ao fumo. E o vício começa cedo

JAIRO BOUER
20/06/2016 

Levantamentos recentes sobre tabagismo trazem boas notícias. Há uma clara tendência de queda do número de fumantes. No Brasil, a última pesquisa Vigitel, feita por telefone com 54 mil pessoas com mais de 18 anos, sugere que, em dez anos, o número de brasileiros fumantes caiu 34%. Mas não podemos esquecer que a realidade ainda é preocupante. Como 10% da população adulta fuma, mais de 20 milhões de brasileiros são expostos diariamente aos efeitos nocivos do cigarro.

Crônicas do Dia - O golpe ao impechment - Ruth de Aquino

Você e o presidente Michel Temer achavam que o seriado do impeachment de Dilma Vana Rousseff terminaria na semana passada, com o julgamento no Senado presidido pelo eminente ministro do STF Ricardo Lewandowski. Mas o PMDB de Renan “Tamu Junto” Calheiros, com a ajuda decisiva de um juiz supremo, deu um jeito de prorrogar a série. Na nova temporada, um número ainda indefinido de episódios conduzirá o país ao desfecho final. Gostando ou não, a última cena da quarta-feira não foi inesperada, foi combinada.

Você sabia disso ? - Madre Teresa deixa legado de caridade na Lapa

Casa foi aberta no Rio por Madre que foi canonizada neste domingo

04/09/2016 
PAOLA LUCAS - Jornal O Dia 

Rio - O Papa Francisco celebrou na manhã deste domingo a cerimônia de canonização da Madre Teresa de Calcutá, na Praça São Pedro, no Vaticano. A Madre, que fundou a Congregação Missionárias da Caridade em 1950, viajou o mundo para levar amor e dignidade aos mais pobres. Agora, teve o segundo milagre reconhecido, o que abriu caminho para sua canonização. Um de seus frutos desde 2000, a Casa das Irmãs Missionárias, que funciona na Lapa, é responsável pela alimentação de cerca de 200 moradores de rua que circulam pela região. Representada pela irmã Helen Mariott, a casa também está presente no Vaticano para a cerimônia deste domingo.