quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Você sabia disso ? - Abolição aboliu o quê?

Gilberto Maringoni - de São Paulo

A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação


A campanha que culminou com a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, foi a primeira manifestação coletiva a mobilizar pessoas e a encontrar adeptos em todas as camadas sociais brasileiras. No entanto, após a assinatura da Lei Áurea, não houve uma orientação destinada a integrar os negros às novas regras de uma sociedade baseada no trabalho assalariado.

Crônicas do Dia - Diretas já é a alternativa para o país - Paulo Paim

Paulo Paim, O Globo

A s manifestações nas principais capitais nos últimos dias, tendo à frente os movimentos sociais e populares, pedindo a saída de Michel Temer atestam que a crise está longe de terminar. Talvez tenhamos aí o início de uma primavera brasileira por democracia, eleições diretas para presidente e contra as reformas previdenciária e trabalhista que o governo pretende aplicar.

Crônicas do Dia - Vagas recordações - Cora Rónai

Qual foi o momento mais feliz da minha infância?, perguntaram-me. Levei um tempo para responder

Charges


Artigo de Opinião - O povo sofre - Aristóteles Drummond

Desde o desempregado, que não tem o direito à esperança, ao empregado insone com a ameaça latente do desemprego

O DIA
Rio - Esse debate político e agora jurídico sobre a governança do Brasil é do mais lamentável elitismo. Pura demonstração de falta de solidariedade e responsabilidade social. Interessa a uns poucos atores da alta cúpula política e jurídica, militantes profissionais, todos bem alimentados e confortavelmente instalados. Até alguns observadores da cena que faz da Praça dos Três Poderes um grande palco, mesmo que inconscientemente, acabam ajudando este momento de egoísmo e vaidades exaltadas.

Crônicas do Dia - A disputa da fé alheia - Zuenir Ventura

Crivella tenta se descolar da Igreja Universal, do seu tio Edir Macedo. E, ao mesmo tempo, colar imagem à tolerância, ao aparecer na TV com pai de santo

Artigo de Opinião - Aprovar a PEC 241 é grave retrocesso -


Estão buscando o caminho inverso de potências como EUA e Israel, onde a intervenção estatal é eficiente e real

O DIA

Artigo de Opinião - Por que a escola de tempo integral ?

Não é questão de ocupação do tempo, mas, sim, de projeto pedagógico bem estruturado, pluridimensional

O DIA