terça-feira, 1 de maio de 2018

Crônicas do Dia - Diálogos com Ivone e Nelson - Por Ricardo Cravo Albin, Presidente do Instituto Cultural Cravo Albin

Rio - Em espaço exíguo de uma semana, nós, os que nos curvamos com paixão frente aos trabalhadores-anjos (como chamo aqueles artistas capazes de irradiar criação e arte), fomos abatidos duplamente. As mortes de Dona Ivone Lara e Nelson Pereira dos Santos me atingiram severamente. Ambos me foram muito próximos ao coração por mais de cinco décadas. E íntimos do meu espírito, do meu gozo estético, do meu querer bem.

Educação de Paz - Paulo Fossatti Presidente da Associação Nacional de Educação Católica

O papel da escola vai muito além da oferta de uma boa formação para crianças e jovens. Inclui ainda preparar pessoas para a vida, para o exercício crítico e participativo da cidadania, adquirindo assim condições de sujeitos de direitos e deveres, de forma a fortalecer a dimensão de humanização e a democracia. A formação para valores implica em educar para os direitos que formem pessoas para um humanismo solidário.

Artigo de Opinião - Base para uma escola sem base - Julio Furtado

ABNCC (Base Nacional Comum Curricular) que se tornou lei em dezembro de 2017 tem como principal papel, definir as aprendizagens mínimas e progressivas que todos os estudantes de todas as escolas do Brasil (públicas e particulares) devem aprender em cada ano e em cada área de estudo. Ela não é novidade. Esse documento já estava previsto na Constituição Federal desde a década de oitenta. A BNCC enquanto uma lei, regula, padroniza, mas também provoca, desestabiliza, instiga a escola e, em especial, os professores a mudarem sua forma de ensinar.