terça-feira, 1 de maio de 2018

Educação de Paz - Paulo Fossatti Presidente da Associação Nacional de Educação Católica

O papel da escola vai muito além da oferta de uma boa formação para crianças e jovens. Inclui ainda preparar pessoas para a vida, para o exercício crítico e participativo da cidadania, adquirindo assim condições de sujeitos de direitos e deveres, de forma a fortalecer a dimensão de humanização e a democracia. A formação para valores implica em educar para os direitos que formem pessoas para um humanismo solidário.


Vivemos num país que busca fortalecer sua democracia ainda marcada por gritantes desigualdades sociais, econômicas e educacionais. Tal realidade é responsável por aumentar a cultura da violência, principalmente contra jovens marginalizados das periferias e das comunidades. Somente mudaremos este triste cenário no dia e que entenderemos que não podemos mais terceirizar a educação e que ela é trabalho conjunto que envolve: escolas, famílias, comunidades e governos.

O patrono brasileiro dos direitos humanos, Dom Hélder Câmara, afirmou que a melhor maneira de ajudar os outros é ensiná-los a pensar. Somamo-nos a ele por acreditar que uma boa educação promove a cultura da paz ao devolver a cada jovem, vitimado pela violência real e simbólica, uma educação integral e integradora que restitua seus sonhos roubados e seus projetos de vida ceifados.


Portanto, educar para a cultura da paz é proteger a vida humana, principalmente de nossos jovens brasileiros, e colocá-los como protagonistas de suas trajetórias, tomando em suas mãos a tarefa de reumanizar o humano por meio da formação de pessoas e de grupos.

E a escola torna-se protagonista nessa estratégia conjunta de disseminação da cultura da paz. Sua contribuição é decisiva para a formação de gerações conscientes, autônomas, solidárias e generosas. Por mais difícil que se apresente a superação de todas as formas de violência, agressão ou qualquer ameaça à vida, torna-se urgente e necessária a consolidação de nossa sociedade democrática por meio da instauração da cultura da paz.

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