terça-feira, 4 de outubro de 2016

Crônicas do Dia - Ouças as crianças - Cristovam Buarque

Toda reforma educacional precisa ter dois propósitos: atender ao aluno e ao futuro do Brasil. Ouçam as crianças, os adolescentes e as vozes que vêm do futuro. Os alunos brasileiros estão há anos gritando o horror como eles percebem o ensino médio: gritam ao abandonar a escola e gritam tirando 3,7 no Ideb. E o Brasil de hoje não ouve, nem atenta para as trágicas consequências disto para o futuro. A escala Ideb mede terremotos sociais e econômicos futuros.

Você sabia disso ? - Castro Alves , o poeta dos escravos

Castro Alves é um importante poeta do condoreirismo, terceira fase do romantismo. Com fortes ideais políticos, escreveu em favor da abolição da escravatura durante toda a sua carreira. Teve ajuda do amigo Rui Barbosa, com quem compartilhava as ideias abolicionistas. Infelizmente, Alves morreu antes que os escravos fossem libertados, a Lei Áurea foi assinada apenas em 1888. 

Crônicas do Dia - Não adianta se queixar - Zuenir Ventura

Em pouco mais de um mês, o Rio passou do paraíso dos Jogos Olímpicos ao jogo sujo da política, com a denúncia de que as milícias estão cobrando até R$ 120 mil para permitir propaganda eleitoral nas áreas dominadas por elas, conforme revelaram os repórteres Marcelo Remigio e Vera Araújo. O resultado é que 16 pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a promiscuidade do crime organizado foram assassinadas no Grande Rio desde novembro do ano passado. Isso, sem falar no velho problema do tráfico, que continua agindo e não mais apenas na periferia. Em um e-mail para a coluna, o pai de uma menina de 13 anos conta que, ao levá-la para a aula de balé, no Catete, encontrou a academia fechada, como o comércio de todo o bairro, em represália pela morte de um traficante. Ele pergunta: “Aonde vamos parar: o estado na bancarrota, as UPPs falidas, a criminalidade crescendo; do outro lado um píer e uma Praça Mauá, lindos revitalizados, o Parque de Madureira e agora o Parque de Deodoro?”.

Artigo de Opinião - Compromisso contra intolerância religiosa - Flavia Oliveira

Foi uma campanha eleitoral marcada pela intolerância religiosa. A corrida municipal 2016 teve, de um lado, o medo legítimo dos devotos das religiões de matriz africana, historicamente perseguidas por sucessivos algozes, do Estado colonial à Igreja Católica, de instituições policiais a cultos neopentecostais. De outro, a desconfiança dos que não creem na possibilidade de um homem religioso governar sob o imperativo do Estado laico.

Artigo de Opinião - Provas e convicção - bancos e assédio moral


Funcionários de agências que estão fechadas estão sendo obrigados a trabalhar em outras unidades, em bairros distantes

O DIA

Artigo de Opinião - Sem Educação Física, para onde vai a escola? - Roberto Corrêa

Rio - Dois fatores determinaram o lugar do homem na escala de desenvolvimento: postura ereta, liberando os membros superiores de funções ligadas à locomoção; e, como corolário, a capacidade de manipular objetos com mãos livres e dedos opositores.