terça-feira, 6 de junho de 2017

Crônicas do Dia - Os mais interessados

Karen é uma estudante de ensino médio da periferia de uma grande cidade que, até o ano passado, convivia com uma biblioteca escolar fechada. Não saíam os livros, não entravam os alunos. A fim de democratizar o acesso ao local, a jovem e o grêmio estudantil da unidade iniciaram uma campanha pela abertura do espaço. Por mais positiva que fosse a pauta, o diálogo não ocorreu sem ruídos. A direção recusou-se a negociar, e a situação avançou a custo de muita insistência e argumentação dos estudantes. Em uma oficina sobre diálogo na escola, a jovem desabafou: “Não há espaço para a escuta, só para a burocracia e os resultados”.

Crônicas do Dia - Tempo maluco - Verissimo


Sabiam que na capa do disco apareciam os quatro Beatles e mais uma porção de gente no fundo. Como ele fora parar na capa de um disco dos Beatles?

Artigo de Opinião - Temer e o piano - Arnaldo Bloch

Claro que não se tratava de mágoa de amor romântico, como na canção. Era mágoa de amor cívico por um país sonhado

Artigo de Opinião - O que quer a Rede Globo? por Guilherme Boulo

A delação dos donos da JBS precipitou o declínio do governo Temer. Poucos na bolsa de apostas de Brasília acreditam na possibilidade de mantê-lo até 2018, apesar dos esforços desesperados de salvação. Temer perdeu as condições políticas para governar o País. Pesam contra ele não apenas denúncias, mas provas, vistas e escutadas amplamente.

Artigo de Opinião - Escola Sem Partido ?

É no contexto do golpe político em curso no Brasil de 2016 que situamos a análise do Projeto Escola Sem Partido (PLS 193/2016, PL 1411/2015 e PL 867/2015). Esse projeto visa eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento.