segunda-feira, 12 de março de 2018

Crônicas do Dia - Crivella, o nosso Trump

A diferença é que o presidente americano usa o Twitter, que limita suas fake news diárias a 140 caracteres, e o nosso prefeito não tem limites para as suas piadas. A última foi a da “balsa família”, um trocadilho infame e ofensivo aos que enfrentavam uma tragédia. Em matéria de deboche, ela lembra aquele vídeo em que ele reclama do frio da Suécia e pergunta: “Oi, pessoal, tudo bem?”. O “pessoal” não podia responder porque estava até o joelho de água.

Crônicas do Dia - O Samurai Negro

Uma produtora americana, a Lionsgate, está a preparar um longa metragem de ficção, com roteiro de Gregory Widen, o criador de “Highlander”, sobre Yasuke, o samurai negro, um herói afro-nipônico que alguns historiadores defendem ter nascido na Ilha de Moçambique. Em França, foi lançado em janeiro um livro sobre Yasuke, da autoria de Serge Bilé, um jornalista da Costa do Marfim que se especializou na história esquecida dos negros. Escreveu, por exemplo, sobre os negros nos campos de concentração nazis. O livro é interessante. Quanto ao filme, não espero muito.

O interesse por Yasuke no Japão cresceu na sequência de um documentário para televisão, realizado em 2013. Uma equipa japonesa visitou a Ilha de Moçambique, recolhendo imagens da histórica cidade e procurando eventuais descendentes do antigo guerreiro. Não encontrou nenhum. Na Ilha de Moçambique são muito poucos aqueles que conhecem a história de Yasuke.

Artigo de Opinião - Sobre escolas e prisões

Rio - Início de ano letivo traz muitas expectativas para pais, professores e principalmente para educandos. Lembro-me da ansiedade que eu sentia quando se iniciavam as aulas. Era um misto de desejo e pavor. Desejo, porque o novo trazia a curiosidade. Pavor, porque a escola poderia significar uma clausura.

Crônicas do Dia - Orientação nutricional desde cedo

Uma lição imprescindível não foi ainda aprendida pela maioria das escolas. Não se pode negligenciar a importância da educação alimentar na infância e na adolescência, e a maioria falha na hora de dar a orientação correta aos estudantes. O aprendizado deveria começar pela própria montagem dos cardápios oferecidos às crianças e aos adolescentes, mas nem todas as unidades procuram o assessoramento de nutricionista. A consequência é que os alunos não se alimentam corretamente e ainda levam para a sua vida adulta esses maus hábitos.

Crônicas do Dia - A luta é pra acabar com os tempos de dor

Em pleno século 21, somos o quinto país em número de feminicídios, onde pelo menos 18 meninas de até 12 anos são estupradas diariamente e pasmem! o quarto em casamento infantil, segundo fontes como ONU Mulher e ONG Pro-Mundo. As cenas de horrores no mundo das mulheres brasileiras ainda são banais e hoje, no nosso Dia Internacional, temos que escancarar a nossa dor.

Crônicas do Dia - Aprender o que é preciso ser - Eugênio Cunha

Uma gentil senhora enviou-me uma carta perguntando o que sua neta de 9 anos deveria aprender na escola. Ela tinha em mente os conteúdos acadêmicos, mas a pergunta me trouxe algumas reflexões acerca das aspirações que geramos em nossos filhos e alunos a respeito do que eles necessitam saber para viver suas vidas. Não somente isso, mas que tipo de formação queremos dar a eles.

Crônicas do Dia - Barões de 2018

Estava estudando sobre política e principalmente, a brasileira, e deparei com a participação da nobreza. Com a transferência da corte portuguesa para cá, entre 1808 e 1820, Dom João VI deu início à nobreza brasileira, que foi dividida em vários títulos. Em particular me chamou atenção: os barões.

Personalidades - Mário de Andrade

Nasceu em São Paulo, Capital no dia 9 de outubro de 1893. Concluiu o ginásio e entrou para a Escola de Comércio Alves Penteado, ironicamente abandonando o curso após um desentendimento com o professor de Português. Em 1911 ingressou no Conservatório de Música de São Paulo, formando-se em piano.

Você sabia disso ? - Língua Portuguesa racista ?

Vire e mexe me perguntam como não ser racista. E, sinceramente, eu acho a resposta tão complicada, afinal somos educados para o inverso: o racismo é imposto e naturalizado, e, mesmo não querendo (existem casos que ele é sim intencional), muitos acabam reproduzindo o discurso opressivo para com negros.

por Stephanie Ribeiro no Modefica