segunda-feira, 4 de abril de 2016

Você conhece ?









Crônicas do Dia - 19 de maio de 1888 - Machado de Assis

19 de maio de 1888
...........................................................

Você sabe disso ?

O Aedes aegypti é um mosquito de origem africana que teve sua primeira descrição realizada no Egito (daí a origem de seu nome). Ele provavelmente chegou aos outros continentes graças às embarcações saídas da África transportando negros, os chamados navios negreiros. Com ampla distribuição pelo globo, o  mosquito-da-dengue é adaptado ao ambiente urbano, onde encontra vários reservatórios ideais para sua fase larval. No Brasil, o Aedes aegypti foi identificado pela primeira vez em 1898 e atualmente é encontrado em todos os estados.

Fábula - A cigarra e a formiga na vida real

João Bosco Leal*

Todos sabem da fábula da formiga e da cigarra, quando uma trabalhava, armazenava alimentos para os dias mais difíceis enquanto a outra nada fazia, só cantava, voava, via o mundo de cima, e ainda criticava o excesso de trabalho da formiga, chamando-a de burra. Mas a vida passa para todos e, como dizem, o mundo dá voltas.

Artigo de Opinião - Mulheres vulneráveis

16/03/2016 

No Rio, 70% dos filhos de presas estão com a família, sendo 61% de avós com precárias condições financeiras e de saúde

O DIA

Artigo de Opinião - A tragédia das memórias - Ricardo Cravo Albin

04/04/2016 

Flagelam minha alma os esquecimentos de memórias imateriais: fatos históricos, culturais ou pessoas que ajudaram a construir o país

O DIA

Artigo de Opinião - Democracia cada vez com menos opções

04/04/2016 

No meio da queda de braço em Brasília estão mais de 200 milhões de brasileiros incrédulos e sem opção que represente dias melhores

O DIA

Crônicas do Dia - Mulheres e mosquitas


Mães atingidas pelo drama estão na dura realidade. Pais fogem da situação de criar filhos com microcefalia e somem

05/03/2016 
Ana Maria Machado, O Globo

Peersonalidades - Luana Génot

RIO — À primeira vista, parece contraditório entrar na casa de Luana Martins Génot, 27 anos, pele negra e imponente black power emoldurado por uma tiara, e dar de cara com o controverso boneco com o mesmo penteado que foi colocado na cozinha do Big Brother Brasil 16 para servir de esponja. Na casa onde mora com o marido, o jornalista francês Louis Génot, em Jacarepaguá, ele é apenas “o Rui", explica ela, com seu tom de voz quase infantil:
— Agora dizem que ele é uma esponja. Isso é um absurdo. Eu achei que fosse um microfone. Sabe? Aquela capinha! Quando eu comprei, pensei: “um bonequinho preto, com um cabelo black igual ao meu". Sou muito carente de referências. Sempre tive Barbies louras quando era pequena.