terça-feira, 26 de março de 2019

Machado de Assis - Pai contra Mãe


Entrevista - Leandro Vieira




Artigo de Opinião - O fantasma do Golpe de 1964


Bolsonaro tem direito a sua opinião sobre a ditadura, não a reescrever a história
Por Helio Gurovitz

Reescrever a história é um item previsível no manual dos candidatos a autocratas. O exemplo canônico é Stálin, que mandava apagar os adversários que matava das fotografias. Stálin foi a inspiração do escritor britânico George Orwell em 1984 e na sátira A revolução dos bichos. Está nele a origem do termo “orwelliano” para qualificar as tentativas de disseminar a mentira oficial como verdade.

Artigo de Opinião - POR QUE QUASE NINGUÉM LEVA A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA INTERNET A SÉRIO?, POR AMANDA LUZ

Época, 03/11/2015) O Experiências Digitais adere à campanha #AgoraÉQueSãoElas e convida a jornalista Amanda Luz para escrever o texto de hoje

Nas últimas semanas, o Experiências Digitais dedicou algum espaço para tratar sobre o assédio de mulheres na internet. Os links estão distribuídos ao longo do texto. No feriado, cruzei com a campanha #AgoraÉQueSãoElas, uma iniciativa bem bacana. A ideia é ceder espaços em blogs e colunas comandados por homens para que mulheres possam falar sobre o que quiser. Convidei a amiga jornalista Amanda Luz, minha colega de Editora Globo, que prontamente topou o desafio. Ela assume a coluna de hoje:

Por que quase ninguém leva a violência contra mulheres na internet a sério

Por Amanda Luz*

Artigo de Opinião - “GOSTA DE APANHAR”: POR QUE É TÃO DIFÍCIL SAIR DO RELACIONAMENTO VIOLENTO?

Uma relação violenta se dá em fases. A primeira parte do ciclo é a lua-de-mel, a sedução. A pessoa promete o céu e a terra até ter a parceira na palma da mão e torná-la sua “posse”.

Artigo de Opinião - Feminismo sem partido

Trata-se de luta pela igualdade de direitos. Não é pauta comunista

(O Globo, 12/01/2018 – acesse no site de origem)

Como enfrentar a epidemia de violência que dizima mulheres, quando autoridades responsáveis pela execução e normatização de políticas públicas reforçam preconceitos, desqualificam denúncias de violações de direitos e fortalecem a estrutura social machista, pelo uso da linguagem rasa e agressiva das redes sociais?