terça-feira, 6 de março de 2018

Artigo de Opinião - Garantia de lei e de ordem pra quem ?

No dia 21 de fevereiro, após a sanção do Congresso Nacional, a Intervenção Federal no Rio de Janeiro passou oficialmente a vigorar, entregando o controle da Segurança Pública no estado às mãos do General Braga Netto. Pela primeira vez desde a redemocratização, o instituto é utilizado. Com forte teor militar, a medida veio propagandeada como a grande solução para a problemática da segurança pública que há muito enfrentamos.

Crônicas - Gorilas, tigrada e mandados difusos -

Rio - A intervenção na governadoria do Estado do Rio, retirando do governador o poder sobre a secretaria de segurança, atiçou a tigrada e gorilada e os deixou com sensação de que podem retomar o poder e exercitá-lo em proveito de interesses que não são seus e opostos aos do povo brasileiro.

Artigo de Opinião - Intervenção é farsa política - Marcelo Freixo

Artigo publicado originalmente no jornal O Globo

A intervenção do governo Temer no Rio é uma farsa que abre caminho para uma série de ilegalidades. Isso porque não se trata de uma plano de segurança pública, mas de uma tentativa de manipular o medo da população para tentar salvar eleitoralmente o PMDB e Temer. Prova disso é que dois dias após o decreto ser publicado, o presidente passou o dia reunido com marqueteiros, e não com membros das forças de segurança. Os marqueteiros veem a oportunidade de erguer politicamente o governo.