segunda-feira, 4 de março de 2019

Crônicas do Dia - Quem criou a lama ?

Foi a pergunta que me fiz em meio a um turbilhão que se avolumou sobre tudo que eu podia avistar. Alguns voaram depois do aviso das vozes. Há sons na natureza que poucos conseguem compreender. Até porque não prestam atenção.

Artigo de Opinião - Brumadinho, vidas ceifadas

Rio - O desenvolvimento econômico não pode ocorrer sem que se levem em conta a preservação ambiental e os aspectos sociais e humanitários. É dever do Poder Público fiscalizar as atividades econômicas que possam comprometer a sustentabilidade. E a sociedade deve denunciar.

Artigo de Opinião - O perigo das milícias - João Batista Damasceno

Rio - Milícias são grupos atuantes à margem da lei, mas não do Estado. São agentes públicos ou particulares a estes vinculados no exercício de suas próprias razões e em atendimento aos próprios interesses. Potentados locais, no Brasil Colônia, Império e República Velha - senhores de engenho e cafeicultores – tinham as suas milícias. O regente Feijó recenseou as milícias, deu-lhes organização e as chamou de ‘Guarda Nacional’. De acordo com o número de comandados o potentado rural era nomeado de tenente a coronel.