domingo, 30 de junho de 2019

Crônicas do Dia - A coragem de Damares

por Ascânio Seleme
para O Globo

Sem querer parecer preconceituoso ou leviano, mas de onde vejo o mundo, está claro que a ministra Damares Alves exagera ao se mudar para um hotel em razão de supostas ameaças de morte que estaria recebendo. Suas declarações para a revista “Veja” e para a rádio Jovem Pan beiram o inacreditável. 

Artigo de Opinião - Há muito racismo, sim

A seis dias do 13 de Maio, data em que o movimento negro faz reflexão crítica sobre o quão incompleta foi a abolição instituída pela Lei Áurea, o presidente da República declarou que “racismo é algo raro no Brasil”. Na mesma semana, 14 representantes da sociedade civil estavam na Jamaica denunciando à Comissão de Direitos Humanos da OEA os efeitos na população afrodescendente do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, e da política de segurança do governador do Rio, Wilson Witzel. Alertaram, de um lado, para o aumento do encarceramento em decorrência de uma legislação penal que, historicamente, faz de adultos e jovens negros os suspeitos-padrão. Sobretudo, chamaram atenção para a escalada dos homicídios, seja pela autorização estadual para o abate, seja pela via do excludente de ilicitude — que pode livrar agentes da lei da condenação por crimes cometidos sob escusável medo, surpresa ou violenta emoção. Duas medidas propostas por ex-juízes, o ministro e o governador; ambas relacionadas ao racismo estrutural que fundamenta a organização política e econômica da sociedade brasileira, na definição do advogado e filósofo Silvio Almeida, autor de “O que é racismo estrutural” (Letramento, 2018).

Crônicas do Dia - Sobre pênis e ciências humanas

Na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro visitou a sede do Ministério da Educação. Pela desenvoltura linguística que apresenta em seus discursos de improviso, tenho a impressão de que ele nunca chegou tão perto de um organismo que tenha a palavra “Educação” em seu nome. E o presidente saiu do ministério cheio de conhecimentos novos. “Dia a dia, né, a gente vai ficando velho e vai aprendendo as coisas.” Como se vê, o presidente descobriu que o ser humano envelhece à medida que o tempo passa. Ele aprendeu ainda que, no Brasil, são feitas mil cirurgias de amputação de pênis, por ano. “Por falta de água e sabão”, explicou o presidente. Chegamos ao fundo do poço, acrescentou.