sexta-feira, 19 de julho de 2019

Pequena África, joia do Rio, pode ter proteção da lei

Texto, que aguarda análise do prefeito, prevê a demarcação da região e ações como a criação de um memorial
Renan Rodrigues
26/05/2019 




A História Pouco Conhecida da Pequena África na Zona Portuária do Rio de Janeiro



A Pequena África é o lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária do Rio de Janeiro. A região ficou conhecida como Pequena África depois que o comércio de escravos se tornou ilegal no Brasil em 1831 (ainda que a abolição da escravatura só viesse a acontecer 50 anos depois). Entre 1850 e 1920, escravos libertos permaneceram trabalhando na região. Negros e africanos libertos da Bahia ou do interior viajaram para a Pequena África a procura de trabalho e de um senso de comunidade. A Pequena África frequentemente acolheu negros de todo o país, onde se ergueram casas, locais de convívio cotidiano e centros religiosos.

Artigo de Opinião - Vacinar é a melhor opção

Rio - Uma das premissas para um convívio harmônico em sociedade é o respeito às individualidades e às escolhas e preferências pessoais. Uma sociedade livre é uma sociedade em que o aceite das escolhas individuais e das diferenças ocorre de forma natural, espontânea. Liberdade de expressão, de opinião, religiosa, sexual... e também da decisão de se vacinar ou não. Mas até que ponto essa é apenas uma escolha individual?

Crônicas do Dia - Novidades no contraturno escolar - Leonardo Rodrigues

Rio - A satisfação de servir ao povo fluminense é ver sorrisos entusiasmados na juventude, ávida por conhecimento e formação, como vi esta semana em estudantes de Mesquita, município por onde começará a ser implantado o projeto-piloto que levará ensino técnico e profissionalizante às suas 10 escolas estaduais. Pois foi com esses sorrisos que me deparei, esta semana, durante a visita técnica que fizemos aos colégios Vila Bela, Brasil e D. Pedro I, e ao Ciep 111 – Gelson Freitas, colhendo subsídios para o projeto. Ele será implementado pela nossa vinculada Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Editorial - Revista Época

Um terço dos 700 mil brasileiros presos cumpre pena por tráfico de drogas. É um contingente que cresce em ritmo exponencial. A causa disso não está no aperfeiçoamento da competência policial e jurídica do país. Encontra-se, mais uma vez, na capacidade estrutural da sociedade brasileira de maximizar desigualdades.

Crônicas do Dia - Contra tudo e contra todos - Ruth de Aquino

Nossa crise deixou de ser só ideológica, política ou econômica. Já repararam? Enfrentamos uma crise de liderança