sexta-feira, 19 de julho de 2019

Crônicas do Dia - Novidades no contraturno escolar - Leonardo Rodrigues

Rio - A satisfação de servir ao povo fluminense é ver sorrisos entusiasmados na juventude, ávida por conhecimento e formação, como vi esta semana em estudantes de Mesquita, município por onde começará a ser implantado o projeto-piloto que levará ensino técnico e profissionalizante às suas 10 escolas estaduais. Pois foi com esses sorrisos que me deparei, esta semana, durante a visita técnica que fizemos aos colégios Vila Bela, Brasil e D. Pedro I, e ao Ciep 111 – Gelson Freitas, colhendo subsídios para o projeto. Ele será implementado pela nossa vinculada Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.


Sentimos o clima das escolas e tivemos um conhecimento prévio do que precisam e, principalmente, do que desejam estudantes, professores e funcionários. Eles têm muitas reivindicações, mas também muitos sonhos e planos. É a partir dessa experiência que vamos aprender como desenvolver essa parceria e alcançar níveis de excelência no aproveitamento dos contraturnos escolares. Ensino de qualidade gera mais qualificação, garantindo ao estudante certificação e inserção no mercado de trabalho.

No segundo semestre, logo após as férias escolares, disponibilizaremos um modelo híbrido de ensino, com períodos de aula integral e cursos técnicos que serão oferecidos de acordo com a realidade das escolas e as demandas dos estudantes. Na prática, quem optar pelo ensino técnico também estudará em tempo integral, pois este será oferecido no que chamamos de contraturno escolar, o período do dia em que as escolas aplicam o aprendizado extraclasse, depois das aulas formais.

Muitos estudos demonstram que a qualidade do ensino está diretamente vinculada à permanência do aluno no ambiente escolar, e é nisso em que acreditamos. É nesse período também que poderemos inovar no sentido de formar o novo profissional que a sociedade nos demanda, testando novos espaços, técnicas de aprendizagem, equipamentos e, principalmente, aprender com esse novo universo que vamos descobrir.

O estudante que se interessar por cursos técnicos oferecidos por outras escolas terá o transporte assegurado pela Secretaria de Educação, que está finalizando a compra de 23 mil aparelhos de ar-condicionado e de 120 ônibus para a realização de atividades extraclasse para os alunos em todo o estado. Mas ainda temos muito trabalho pela frente: as reivindicações vão da reforma de quadras esportivas à compra de cadeiras, passando pela troca de fiação elétrica.

Aqui, reitero nosso compromisso com a reestruturação da Rede Faetec, que encontramos com falta de professores e problemas estruturais graves. Porque reconhecer nos olhares desses jovens a vontade de evoluir é nossa maior recompensa, e a oportunidade de poder oferecer isso é algo a que sempre agradecerei, como cidadão e homem público. Trata-se de prioridade não somente da minha gestão à frente da Secti, mas também do governador Wilson Witzel. Juntos, vamos virar esse jogo, e ele está apenas começando!

Jornal O Dia - 28 de maio de 2019 

Nenhum comentário:

Postar um comentário