terça-feira, 21 de julho de 2020

Você sabia disso? - As Musas



Na mitologia grega, cada evento ou acontecimento é comumente ligado à entidades divinas. Assim, tudo era personificado, desde uma simples brisa até uma tempestade de raios, tudo era responsabilidade dessas entidades.
Então na mitologia grega existem muitas e muitas divindades, tais como 9 musas do Olimpo que eram as responsáveis por inspirar tanto as áreas artísticas como as científicas.
Assim sendo, depois que os olimpianos derrotaram os Titãs na Titanomaquia, foi pedido a Zeus que criasse personagens que seriam responsáveis por exaltar para sempre essa vitória.

Os nomes das Musas do Olimpo da mitologia grega são: Calíope, Clio, Érato, Euterpe, Melpômene, Polímnia, Terpsícore, Talia e Urânia.
Com o passar do tempo as musas se tornaram imagens ligadas às artes. Elas viviam em um templo que se chamava Museion, que futuramente deu origem a palavra Museu.

Calíope - 
Essa é a musa da eloquência e também da poesia heroica e ela possuía a mais bela voz dentre todas as 9 musas do Olimpo. Ela também é a mais velha e mais sábias delas e teve dois filhos com Apolo: Orfeu e Linus. Em uma de suas passagens na mitologia grega e musa Calíope arbitrou uma disputa entre Afrodite e Perséfone.
Clio - 
Dentre as 9 musas do Olimpo essa é a responsável pelas celebrações e também por conferir fama a alguém. Conhecida como a musa da história, seu nome significa “proclamadora” e ela gerou Jacinto através de uma união com Pierus, o rei da Macedônia. Ela também é a responsável pela introdução do alfabeto fenício na Grécia.
Érato - 
Essa é a musa da poesia lírica e amorosa ou erótica, ou seja, aquela que desperta o desejo. Seu nome significa “adorável” e ela é representada com uma lira.
Euterpe - 
Das 9 musas do Olimpo essa é a que representa a música e a alegria. Essa musa é fruto da união de Zeus e Mnemosine, que é a deusa da memória. Seu símbolo é uma flauta doce, instrumento que toca muito bem.
Melpômene - 
Melpômene é a musa da tragédia e o significado do seu nome é “coro”. Seu símbolo é a máscara da tragédia e ela é representada sempre usando coturnos bem gastos. Em algumas representações ela também aparece portando um bastão ou faca em uma das mãos e a máscara da tragédia na outra.
Polímnia - 
Enquanto Érato era a musa da poesia amorosa, Polímnia era a musa da poesia lírica e seu nome significa “Muitas Canções”. Ela normalmente é representada com uma expressão muito pensativa, usando um longo vestido e com um manto pousado em seu ombro. Vale lembrar ainda que Polímnia também é considerada a musa da dança.
Terpsícore  - 
Tal como Polímnia, essa musa também é da dança, o seu nome significa “delícia de dançar” e seu símbolo também é uma lira. De acordo com algumas tradições e culturas Terpsícore é a mãe das sereias, sendo que Aquelau, o deus ribeirinho, é o pai.

Tália - 
Dentre as 9 musas do Olimpo, Talia é a que representa a comédia e a festividade. Ao contrário de Melpômene, ela é representada sempre com a máscara da comédia a seu nome significa festividade, ou seja, aquela que estimula as celebrações.
Urânia - 
O nome dessa musa significa “Rainha das Montanhas” e Urânia é também musa da astrologia e da astronomia. Por isso a sua representação é sempre com um globo e um compasso em mãos, sendo musa inspiradora de geólogos e astrônomos. Ela também se veste com um manto que é bordado de estrelas e tem seus olhos sempre voltados ao céu.