quarta-feira, 11 de maio de 2016

Artigo de Opinião - Incentivar ou não a ocupação das escolas ? - Marcus Tavares


Os ocupantes reivindicam não apenas pelos seus educadores, mas por melhores condições de ensino. Trata-se, portanto, de um posicionamento de defesa do espaço escolar público

Charges


Você sabia disso ? - 1º de Maio - Trabalho na MPB

RIO — Ataulfo Alves e Wilson Baptista soltam, em 1941, na voz de Ciro Monteiro: “Quem trabalha é que tem razão/ Eu digo e não tenho medo de errar”. Martinho rebate com malemolência, com versos de Darcy da Mangueira escritos em 1974: “Na segunda-feira eu não vou trabalhar/ Na terça não vou pra poder descansar/ Na quarta preciso me recuperar/ Na quinta eu acordo meio-dia, não dá/ Na sexta viajo pra veranear/ No sábado vou pra Mangueira sambar/ Domingo é descanso e eu não vou mesmo lá”. Com tintas cruas e contundentes, o rapper Projota descreve a dureza de um “bonde São Januário” contemporâneo, dos anos 2010: “Sardinhas enlatadas são jogadas ao relento/ (...) Porque dá mais trabalho chegar no trabalho do que trabalhar”.

Crônicas do Dia - Mediação nas escolas - Álvaro Chrispino

O Rio de Janeiro vive a experiência de ter suas escolas estaduais ocupadas por grupos de estudantes das próprias unidades, como ocorreu em São Paulo e Goiás. Em São Paulo, as ocupações foram motivadas pela reestruturação da rede oficial, sem o diálogo com a comunidade escolar. Já em Goiás, foi uma reação à gestão das escolas por Organizações Sociais e à entrega de escolas para gestão pela Polícia Militar. No Rio, as pautas de reivindicação são mais pontuais. Isto é, refletem mais as necessidades de cada unidade, apesar de alguns pontos em comum. Já são dezenas unidades ocupadas, em mais de 20 municípios, e o número só cresce!

Crônicas do Dia - Miss bumbum - Luis Fernando Veríssimo

Miss Bumbum
E como é feita a escolha da Miss Bumbum? Há uma votação democrática, é possível reverter a eleição por algum mecanismo legal ou extralegal?

01/05/2016 

Crônicas do Dia - O filho de Capitu -

O filho de Capitu
Não é possível achar que o mar seja o único vilão da história. Nem que se pense em construir uma ciclovia naquela costa, sem levar em conta a possibilidade de ressaca