quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Resenhando - Os Sertões de Euclides da Cunha

RIO— “Fechemos este livro. Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens-feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. Forremo-nos à tarefa de descrever os seus últimos momentos. Nem poderíamos fazê-lo. Esta página, imaginamo-la sempre profundamente emocionante e trágica; mas cerramo-la vacilante e sem brilhos. Vimos como quem vinga uma montanha altíssima. No ar, a par de uma perspectiva maior, a vertigem.”

Você sabia disso ? - A prisão de Cunha: isca para reiniciar a caçada a Lula ou para derrubar Temer?

Traduzindo: a espetaculosa prisão de Cunha,a princípio, foi mais uma jogada de marketing da Lava Jato.

Crônicas do Dia - Geração Cibernética - Walcye Carrasco

A filha de uma amiga tem 3 anos. Outro dia pegou o celular da mãe. Descobriu a senha (que deve ter visto ser digitada muitas vezes). E ligou para o pai. Foi uma surpresa e um susto na família. A menina lida tranquilamente com o celular, enquanto mãe e pai tentam descobrir como lidar com essa nova geração. Não é um caso único. Outro dia peguei um táxi. O motorista contou-me, orgulhoso, que seu menino de 5 anos é um ás no tablet.

Você sabia disso ?

O Ministério da Saúde anunciou na semana passada que, a partir de 2017, incluirá meninos de 12 a 13 anos na campanha de vacinação contra o HPV, o vírus do papiloma humano, sexualmente transmissível, que causa uma s[erie de doenças. O plano é ampliar a faixa etária gradativamente até que, em 2020, a vacinação seja oferecida a meninos dos 9 aos 13 anos, como já ocorre com meninas desde 2014.