domingo, 28 de outubro de 2018

Você sabia disso ? - O Movimento Antropofágico

A primeira fase modernista no Brasil ficou marcado por uma das correntes de vanguarda, denominado Movimento Antropofágico. O principal objetivo do movimento era estruturar uma cultura de caráter nacional, sob a liderança de Oswald de Andrade e de Tarsila do Amaral.

O termo “antropofágico” era usado pelos seguidores do movimento como associação ao ato de assimilar, deglutir e de ruminar, sendo, portanto, a ideia, a transfiguração da cultura em uma cultura com caráter nacional.

Características do movimento antropofágico

Tentando criar uma cultura de caráter nacional, a proposta do movimento antropofágico assimilava outras culturas, mas não copiava. O que deu origem ao movimento foi “O Manifesto Antropofágico”, publicado por Oswald de Andrade em 1928 na Revista de Antropofagia. Confira abaixo um trecho:

“Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.”

O início do movimento

Quando Oswald de Andrade assiste ao Manifesto Futurista, de Felippo Tomaso Marinetti, surge a ideia do movimento, na Europa. Em Paris, o escritor brasileiro presencia o compromisso anunciado por Marinetti entre a literatura com a nova civilização técnica, marcada pelo combate ao academismo, tendo, essa questão, grande influência no Movimento Antropofágico.

A linguagem usada no movimento é, basicamente, metafórica e contém fragmentos poéticos de bom humor, tornando-se a fonte teórica principal do movimento, que também influenciou áreas como a pintura e a escultura.

Durante o desenvolvimento do manifesto, Oswald de Andrade faz uso de teorias de autores e pensadores do mundo todo, como Rousseau, Freud, Hermann Keyserling, Marx, entre outros. As características do movimento, com as ideias dos autores e a própria ideologia do autor, trazem a combinação das culturas primitivas, principalmente a indígena e a africana, bem como da cultura latina, formada pela colonização europeia.

O Manifesto Antropofágico foi um grande movimento literário e artístico no Brasil, marcando o Modernismo Brasileiro, uma vez que mudou a forma de o brasileiro encarar os elementos culturais do mundo, bem como colocou em evidência a característica brasileira na arte, a produção própria, fazendo com que se espalhasse, no cenário artístico mundial, uma identidade tupiniquim.


Referências
História Concisa da Literatura Brasileira – Alfredo Bosi

Artigo de Opinião - Para além do muro facista

No últimos meses, e principalmente às vésperas das eleições democráticas no Brasil, assistimos pasmos, e muitas vezes sem reação, um muro político conservador sendo erguido em nosso país. Um muro que aos poucos vai invisibilizar os nossos campos de entendimento, percepção e alteridade. Assim, pouco a pouco somos cegados por fake news de fazermos laços de sociabilização até chegarmos ao ponto de não enxergar e assassinar, covardemente, o outro, que é e pensa diferente!

Artigo de Opinião - Revisitando a barbárie

Assisti no Teatro Sesc, do Centro, a peça 'Malala, a menina que queria ir à escola'. A peça conta a história de Malala Yousafzai, heroína do nosso tempo e mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz, conhecida principalmente pela defesa dos Direitos Humanos das mulheres e do acesso à educação em sua província natal, onde os talibãs locais impedem as jovens de estudar.

Artigo de Opinião - Jair Bolsonaro ou Fernando Haddad? Tanto faz, a democracia continua

Se os Estado brasileiro, por intermédio de qualquer regime de governo, seja por intermédio de único indivíduo, de uma classe, de um grupo, instalar uma ditadura (1) em território nacional, não se desesperem, qualquer cidadão, agente público ou não, morador de rua ou morador de condomínio de luxo, independentemente de etnia, crença, sexualidade, brasileiro nato, naturalizado ou turista, pode peticionar: http://www.oas.org/pt/cidh/portal/