sábado, 30 de abril de 2016

Você sabia disso ? - Projeto Escola Livre: o golpe de Estado na Educação

27 DE ABRIL DE 2016



A assembleia legislativa alagoana aprovou ontem o chamado Projeto Escola Livre que impede, uma lei que censura os professores dentro da sala de aula. O Projeto Escola Livre é uma das faces das múltiplas faces do golpe em curso contra a classe trabalhadora.

Você sabia disso ? - QUATRO RAZÕES PARA DIZER NÃO AO PROJETO “ESCOLA LIVRE” Francisco Alberto

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o Projeto de Lei Escola Livre de autoria do Deputado Estadual Ricardo Nezinho (PMDB)com o objetivo de defender a “neutralidade política e ideológica” em sala de aula e proibir o ensino de conteúdos que “induziriam” o aluno a ter posições políticas.

Por Que a Lei Sobre “Assédio Ideológico” Interessa? por Jamile Chadud

No começo de Junho deste ano, o deputado Rogério Marinho (PSDB) propôs um projeto de lei que tipifica como crime de Assédio Ideológico quando, em âmbito escolar, um educador venha a expor temas políticos ou de qualquer ordem ideológica que possam vir a “interferir negativamente na vida acadêmica da vítima”, nesse caso, o aluno. Essa Lei do dia 6 de Junho define nos termos de “Assédio Ideológico”:“… toda prática que condicione o estudante a adotar determinado posicionamento político, partidário, ideológico ou qualquer tipo de constrangimento causado por outrem ao aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o agente.” Ou seja, com as alterações sugeridas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal, a ideia geral que se pode extrair do PL 1411/2015  é a de que o/a professor(a) que abordar temáticas políticas em sala de aula corre o risco de ser denunciado e pegar de 3 meses a até 1 ano de cadeia.

Você sabia disso ? -O destino dos negros após a Abolição

Morro da Favela (atual Providência), em 1927. Após a Lei Áurea, os negros libertos foram buscar moradia em regiões precárias e afastadas dos bairros centrais das cidades. Uma grande reforma urbana no Rio de Janeiro, em 1904, expulsou as populações pobres para os morros

Gilberto Maringoni - de São Paulo

Crônicas do Dia - Arraiá do ChikunCunha - Aldir Blanc



O que falta para a amputação do líder dessa gang-grena?

Charge