terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Crônicas do Dia - Hora da verdade - Walcyr Carrasco

Criança sabe ou não de sexo? Com que idade? Não estou falando do que seria ideal, em termos educacionais, teóricos etc. etc. Mas do real. Informações sobre sexo variam muito entre as classes sociais e locais de moradia. Escrevo livros infantojuvenis. Em certa época, muitos autores amigos achavam importante falar de sexo em seus livros. Eu não. Pelo simples fato, comentei com uma escritora amiga minha, que as crianças saberiam mais sobre sexo do que eu. Já soube de casos absurdos. Uma escola adotou um livro de um amigo para leitura paradidática. Em certa página, o casal de adolescentes descobria o sexo. Alguns pais fizeram escândalo. A solução da escola foi arrancar a página específica e queimar! Muitos adultos pensam, esquecendo a própria infância, que a criança é um anjinho ingênuo e intocável, a quem as informações jamais devem ser oferecidas. Nossa, quanta bobagem! Entre meus muitos livros, tenho um que aborda a questão do crack, Vida de droga. A personagem é uma adolescente que se vicia. Escrevi a partir de entrevistas com adolescentes. Achava que seria um fracasso absoluto, devido à ousadia do tema. Para minha surpresa, logo após o lançamento, fui chamado para dar muitas palestras em escolas religiosas. Um dia perguntei para uma freira se não se chocava com o tema.

Crônicas do Dia - Descaso intolerável


Na classe média já se verifica preocupante fuga de jovens, buscando oportunidades, no exterior e homens aposentados ou com algum capital deixando o país

Por Aristóteles Drummond Jornalista

Artigo de Opinião - Visão racista da Religião


 20/01/2018


As violências cotidianas contra as religiões de matriz africana não são resultantes da simples ignorância, nem do fanatismo de religiosos cristãos. Sua origem está na construção de uma ideologia que teve por objetivo justificar o colonialismo, o massacre de diversas nações africanas e o sequestro de milhões de pessoas para submetê-las à escravidão. Inaugura, então, a ideia de que a humanidade se divide em raças e dentre essas “raças” existiriam as superiores e as inferiores.

O racismo — em que pese a secular luta de negros e negras e, mais recentemente, nos governos Lula e Dilma, com o desenvolvimento de ações para promover a igualdade racial — se mantém praticamente inalterado e é materializado, inclusive por agentes do próprio Estado brasileiro.

Crônicas do Dia - Perdeu, Plaboy!

Rio - As eleições se aproximam, candidatos de várias tendências se apresentarão, cada um com seu "Vamos fazer isso e aquilo". Eleições são assim mesmo.

Gosto de roçar a minha Língua na Língua de Luiz de Camões



Crônicas do Dia - Palhaço, o que é ?

Em minha infância provinciana, onde sempre que aparecia um circo o mundo se descortinava, o palhaço era só o "ladrão de mulher" e um maluco que fazia palhaçadas para a gente rir. Esses mensageiros nos mostram que eles são também condutores de saúde e de esperança

Por Luís Pimentel Jornalista e escritor