sexta-feira, 24 de junho de 2016

Entrevista - Leandro Karnal

O historiador, antropólogo e filósofo Leandro Karnal dissemina o conceito de tolerância ativa, postura que celebra a pluralidade de opiniões, em vez de combatê-la ou simplesmente aturá-la

Entrevista - Jorge Forbes

Respeitado estudioso de tendências mundiais, o psicanalista Jorge Forbes chama à reflexão sobre a falência das verdades estanques e a busca das pessoas por grupos que tirem delas a responsabilidade de pensar por si mesmas

Entrevista - Eliane Dias

Advogada, militante, coordenadora do SOS Racismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sócia da Boogie Naipe, produtora responsável pelos Racionais MC’s, Eliane Dias diz que sabe fazer duas coisas: “Tem gente que nasce para ser rei, rainha, ser a porra toda. Eu não. Nasci para cuidar e observar o ser humano”. Aprendeu a observação aos oito anos de idade, no momento em que também se descobriu negra. “A professora passou os olhos rapidamente pelo meu caderno, e logo virou para a minha irmã, de pele mais clara e cabelo mais liso que o meu. Parou e apontou erros, ensinou com carinho. Observei a atitude dela e refleti. Nunca mais parei.” Moradora do Campo Limpo, periferia sul de São Paulo, é casada há quase trinta anos com Pedro Paulo Soares Pereira, famoso como Mano Brown, com quem tem dois filhos, Jorge, de vinte anos, e Domenica, de 17. Na entrevista a seguir, Eliane analisa o atual cenário político do país com uma sabedoria conectada à ancestralidade de matriz africana: referências concretas, paralelos com a vida cotidiana e palavras simples que expressam uma percepção sofisticada.

Por Bianca Santana | fotos Bob Sousa, na Revista Cult

O que é Mito ?





Mitos são histórias tradicionais, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam por que o mundo é do jeito que é.

Entrevista: Reginaldo Prandi estuda religiões afro-brasileiras


Pesquisador escreveu 'Mitologia dos Orixás', livro que reúne depoimentos de pais e mães de santo


Por Flavio Lobo
São Paulo

Charges


Você sabia disso ? - Perigo na palma da mão


De efeitos psicológicos a consequências para a coluna, uso excessivo do celular pode causar danos

O DIA
Rio - O estudante universitário Luiz Amaral, de 24 anos, coloca o celular em modo avião - sem acesso à internet – quando está no estágio ou estudando. Ansioso, o jovem comenta que se distrai facilmente quando está muito vidrado no aparelho, principalmente nas redes sociais. A providência de Amaral tem o apoio de especialistas, que destacam o quanto é prejudicial o uso excessivo de smartphones, principalmente para quem já sofre de problemas como ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Artigo de Opiião - Preconceito se desaprende na escola


A cura advém da coragem de conhecer, aproximar-se para reconstruir o conceito, o que exige coragem e desprendimento

Artigo de Opinião - Condenados à responsabilidade

Os grandes déficits em nutrição, saúde e educação devem ser considerados questão de Estado

O DIA
Rio - Em resposta à pergunta sobre o que mais preocupa os brasileiros, pesquisas registram: o desemprego, a violência, os baixos salários, a corrupção, o medo do futuro. Motivos para isso não faltam. A desigualdade e a carência são traços marcantes na nossa sociedade.