quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Escrevo - José Henrique da Silva


ESCREVO .....




Componho porque tal como o sol nascente
Não caibo em mim .
Escrevo – te porque tua presença exige.
Porque a dor do mundo persiste.
Porque quem tem esperanças,
Não cansa,
Jamais desiste.

Pelo sorriso da criança,
Pela luta que é mais que desigual,
Por crer que um dia virá a mudança,
Pelo homem que não é apenas homem – também é animal,
Componho .

Escrevo – te para diluir o que conservo de pior,
Ou talvez, quem sabe,
Para perpetuar o pós – gozo.
Para que me saibas na exata dimensão de meu existir.
Ou talvez ainda,
Só para me despir.

Posso compor sereno e submisso
Como quando desato teus botões.
Posso compor irascível e bravio
Feito tempestade de verão.

Componho para aplacar a árdua solidão
De que o homem é feito.
Escrevo por ser esta minha sina,
A minha missão .


JOSÉ HENRIQUE DA SILVA 

Artigo de Opinião - Carta ao Papai Noel: Feliz Natal, mas como ?


Com certeza, este Natal será um dos mais difíceis de toda a tua longa vida

O DIA

Crônicas do Dia - Entranhas fortes que edificam a beleza - Milton Cunha



Esta é a grande lição do Natal 2015: se não tiver um investimento na estrutura, toda a perfumaria desaba

O DIA

Rio - Estou esperando a Árvore de Natal da Lagoa. Já esta ereta (ui!), mas devem estar a refazer a iluminação: colar cabos, melhorar soldas, tipo carro alegórico que quebra no meio da avenida. Mas agora fico com medo de alugar o pato e passear em volta dela, como fazia todos os anos, sentindo todo aquele calor bem de pertinho. Vai que a bicha entorte de novo, e a estrelona lá do alto caia justamente em cima de mim? Morreu de que, o Milton? De estrelada, a estrela caiu e poft! 

Esta é a grande lição do Natal 2015: se não tiver investimento na estrutura, toda a perfumaria desaba. Pouco importa uma maquiagem bela, se o que está por dentro não se sustenta. A aparência é ótima, mas a essência pode estar envergada. Gente linda que quando abre a boca, você suspira: “aí não mora ninguém”.

E para além disso, sempre pensar em todas as variantes: “quando o vento bateu, ela entortou porque estava atracada. Se estivesse solta no meio d’água, teria balançado e não entortado”, disse o técnico. Mas se ela iria ficar atracada dias, achavam que nestes dias não aconteceria o tal vento? Faltou combinar com o firmamento, tipo “olha, não venta nestes cinco dias não, porque nossa árvore estará atracada no píer; deixa pra ventar só do dia 29 em diante”. 

Todos os meus alunos morrem de rir na parte da minha aula intitulada VDM. O que é VDM professor? Falando em orçamento, cronogramas e previsões, dou cinco segundos após a pergunta que sempre vem, levanto os braços dramático e brado: VDM é vai dar merda! Acredite, você produtor não controla tudo. Separe dez por cento de seu projeto para VDM. Corra contra o tempo, segure orçamento, conte com o acaso. Deixe dias sobrando, termine com antecedência, nunca pense que vai dar tempo. O seguro morreu de velho. Quando você menos espera, aí é que ela vem. E se VDM não vier, bata tambores, reze uma missa, você foi o escolhido mas acaba de gastar seu 1% de sorte, e o raio não cairá duas vezes no mesmo lugar.

Estruturas que nunca envergaram durante toda a vida: Marília Pera, por exemplo – sublime elegância, da Suely à Madame Chanel. Era um interior tão forjado a ferro e fogo que segurava qualquer exterior. Uma árvore de Natal de luz e talento se apagou nestes dias. Ela, cuja disciplina extrema era o medo da VDM em seus projetos. E adorei ver a mulher fruta que nas redes sociais homenageou comovida a “primeira de todas as mulheres frutas, a Marilia Pera!”. Não é a glória? A diva deve estar se divertindo horrores no céu. Imagina a gargalhada dela ao se saber da linhagem das melancias, maçãs, goiabas. Tem que ser muito desestruturada por dentro para dar esta ratada. Não pode nunca faltar a cafoníssima beleza interior.</CW>

E-mail: chapa@odia.com.br

Artigo de Opinião - Pais devem participar da vida escolar dos filhos

Quando foi a última vez que você — mãe, pai ou responsável — foi até a escola do filho para saber como andam as coisas?

O DIA

Artigo de Opinião - Como escolher uma boa escola ?

Cuidado com rankings. O importante é descobrir quantos alunos que estudam na escola desde pequenos conseguiram bons pontos no Enem

O DIA