quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Artigo de Opinião - Como escolher uma boa escola ?

Cuidado com rankings. O importante é descobrir quantos alunos que estudam na escola desde pequenos conseguiram bons pontos no Enem

O DIA

Rio - Com a proximidade do fim do ano, muitos pais já enfrentam o drama de mudar seus filhos de colégio. Esse ano, em função da crise político-econômica, a busca por escolas particulares mais baratas ou por escolas públicas já é intensa. Esse drama vem sempre acompanhado, além de todas as mudanças já esperadas, pelo dilema da escolha de uma boa instituição.

A primeira coisa que deve ser feita é definir como você gostaria que seu filho fosse educado. Escreva tudo que você julga importante no processo educacional. Depois relacione as características que você espera que a escola tenha e que sejam coerentes com a forma de educação que você espera e com o que você pode pagar. Não esqueça, porém, de levar em conta o perfil de seu filho ou filha. Há crianças e adolescentes que aprendem melhor num lugar rígido. Outras precisam de liberdade para aprender.

Caso esteja buscando uma escola privada, uma vez de posse das características coerentes com suas expectativas e com o perfil de seu filho, agende uma visita às que possivelmente reúnam essas condições.

A não ser que você entenda de Educação, não gaste tempo tentando discutir a proposta pedagógica. Faça perguntas objetivas que te forneçam pistas sobre o nível de comprometimento da escola com o aluno. Pergunte, por exemplo, como a instituição lida com a indisciplina e fique atento se te apresentarem um conjunto de regras proibitivas. Pergunte de que maneira a escola envolve o aluno nesse processo.

Pergunte, também, como o colégio atende os alunos que não aprendem na mesma velocidade da maioria. Acenda o alerta se a resposta for apenas “chamamos os pais e recomendamos aulas particulares”. 

Cuidado com rankings. O importante é descobrir quantos alunos que estudam na escola desde pequenos conseguiram bons pontos no Enem. O percentual de aprovação e se a escola é uma das 20 primeiras não diz nada, dadas as manobras de marketing que podem ser empregadas. No caso de escolas públicas, dificilmente você conseguirá marcar visitas guiadas. Vale a pena verificar a nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no site do Ministério da Educação e conversar com alunos, pais e professores. Verifique o quanto estão satisfeitos. Isso sempre ajuda a decidir.

Júlio Furtado é professor e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário