quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Artigo de Opinião - Wadih Damous: A fonte de lágrimas do nosso violento presente

O DIA
Rio - Federico Garcia Lorca é o escritor espanhol mais traduzido no mundo, mas até hoje a Espanha não foi capaz de elucidar o que foi feito com o seu corpo, após ter sido preso e torturado pelo fascismo, aos 38 anos.

Artigo de Opinião - O Natal está chegando

O DIA
Rio - Pesquisa do Instituto Pró-Livro divulgada este ano mostrou que 44% dos brasileiros não costumam ler livros. Uma pena, porque a leitura faz a diferença para quem quer melhorar de vida. Em benefício de todos, vamos então aproveitar que teremos um Natal em breve e começar a mudar esse cenário. Por isso, eis aqui algumas sugestões de presentes bons, bonitos e baratos. São obras para todos os gostos e que não vão doer no seu bolso.

Artigo de Opinião - No vale da sombra da morte

O DIA
Rio - Evitando as guerras religiosas que devastaram a Europa, os portugueses não admitiram — por razão de Estado — em seu território outra crença que não a fé católica. Prevenindo conflitos, o Marquês de Pombal expulsou do Brasil os jesuítas em 1759, não sem premiar outras ordens para se aquietarem diante do martírio de seus irmãos, e anexou significativa parcela das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste à colônia. A relação do Estado e Igreja no Brasil sempre foi permeada por tensões e partilha de interesses.

Artigo de Opinião - Precisamos falar sobre tolerância - Eugênio Cunha

O DIA
Rio - O Brasil sempre foi visto como um país tolerante às diferenças, cuja cultura diversificada permitiria condição especial de convívio de diferentes matizes e opiniões, fato incomum em outros países. Porém, pesquisa recente nas redes sociais realizada pela agência de publicidade Nova/SB mostrou um país marcado pela intolerância de diversas formas e gêneros. Não é por acaso que a redação do Enem deste ano versou sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa”. Mas a intransigência não fica só no campo das religiões: mais de 80% das menções sobre temas sensíveis, tais como racismo, misoginia, deficiência, política e homofobia, são negativas. A pesquisa mapeou 390 mil postagens no Facebook, Twitter e Instagram, além de comentários em blogs e sites.

Crônicas do Dia - Nem imunes nem impunes - Ruth de Aquino

Um “mau exemplo” para o país até dias atrás, o falido estado do Rio de Janeiro se transformou em inspiração para tantos estados saqueados por governantes, em maior ou menor grau. Duas prisões, dos últimos dois governadores do Rio, com a revelação de detalhes sórdidos de roubos estratosféricos para enriquecimento pessoal, nos dão a esperança de um futuro mais ético na política.

Crônicas do Dia - Antiqueda de Berlim - Maria Ribeiro

Filho, Trump existe; Papai Noel não

Foi no dia da vitória do Trump, diante de uma rena enfeitada com pisca-alerta. Quer dizer, pisca-pisca. Nove de novembro. Que antes — precisamente 27 anos atrás, pra configurar conhecimento — tinha sido do Muro de Berlim. Da queda do Muro de Berlim. Que um dia foi também do instante em que cheguei na São Vicente, a casa de saúde, coloca aí 41 verões me recuperando do banzo do útero de mamis. E que agora é do segundo em que, pela primeira vez, te ouvi com tristeza falar do Natal.

Crônicas do dia - A pinguela e o teto

Gustavo Müller, O Globo

Há poucos dias o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o governo Temer seria “uma pinguela que, se quebrar, caímos na água”. Por outro lado, já se vê uma enorme manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional do gasto público. Entre esses dois pontos há o fator Lava-Jato e a possível cassação da chapa Dilma-Temer.

Artigo de Opinião - Trabalhar valores e estimular novas escolhas - Nádia Rebouças

O DIA
Rio - É tempo de falar muito em sustentabilidade. Levamos décadas para compreender o conceito, para descobrir que o que ele continha era vital. Construímos caixas de arquivo para morar em cima dos nossos rios.

Artigo de Opinião - A Idade Média chegou

Esse linchamento público realizado pela mídia com ações de justiçamento estão levando o Brasil a um processo de degradação ética e social nunca visto. Não se sabe aonde isso vai parar

22/11/2016

O DIA

Crônicas do Dia - Pacote diabólico - Arnaldo Niskier

Genial a solução encontrada pelo governo do Rio de Janeiro para debelar a crise em que se meteu: lançou um diabólico pacote em que taxa o funcionalismo, eleva tributos e extingue programas sociais, tudo isso ao arrepio da Constituição e dos direitos fundamentais das pessoas humanas. Não pode dar certo!

Crônicas do Dia - A única chance

Vésperas de réveillon, alto de um morro da Zona Sul do Rio. Eu, repórter de uma emissora de televisão, esperava o representante da associação de moradores para fazer uma matéria sobre o aluguel de lajes de alguns barracos da favela — estrangeiros pagavam altas quantias para ter uma visão privilegiada da queima de fogos em Copacabana. Ao meu lado, cinegrafista e motorista da minha equipe, além de outros jornalistas.

Crônicas do Dia - Segredos de Nelma - José Casado

José Casado, O Globo

A tendia no 21-9972-33315. Raríssimos sabiam quem era. Atravessou a última década no circuito Leblon-Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Criou uma rotina de clandestinidade no Palácio Guanabara e uma rota de fuga para o Galeão, que usava para escapadas privadas a Paris, na companhia de amigospatrocinadores. Nelma, Nelma de Sá Saraca — era a identidade por trás daquele número telefônico.

Crônica do Dia - O homem - bomba americano - Arnaldo Jabor

Como é que um sujeito tão repulsivo foi eleito presidente? A explicação talvez esteja na aparência horrenda de seus seguidores