sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Crônicas do Dia - Um novo patamar - Ana Maria Machado

Ana Maria Machado, O Globo

Durante todo o mês de outubro, coordenei um ciclo de conferências na Academia Brasileira de Letras, sobre Planejamento e Políticas Públicas. Como o jornalista Merval Pereira já comentou em dois artigos no último fim de semana, as palestras acabaram indo além do exame dos nossos aspectos econômicos. Abriram seu foco e discutiram muito a educação. Não é de surpreender.

Crônicas do Dia - Ocupações - Marcio Tavares D'Amaral

Nesse momento, os secundaristas ocupam suas escolas para poderem se ocupar dessas matérias. Para que não lhes sejam roubadas

Crônicas do Dia - Calamidade ? Não é o caso

Flavio Serafini, O Globo

O governador Pezão e os deputados governistas alegaram que aprovar a Lei do Estado de Calamidade Pública seria a única forma de proteger os direitos dos servidores em tempos de crise. Logo desabou, no entanto, nas costas dos trabalhadores, o anúncio do pacote de maldades do governo do PMDB. Em nome da “austeridade”, eis um ataque direto aos direitos da população, com cortes nos salários e aposentadorias, aumento de tarifas, fim do Restaurante Popular, do Aluguel Social.

Crônicas do Dia - E agora, pai? - Nelson Motta

Nelson Motta, O Globo

Muitas vezes, quando não sei o que fazer diante de uma situação, penso no que meu pai faria. E faço. Quando eu estava furioso e indignado com injustiças e torpezas, querendo quebrar tudo, ele aconselhava serenidade e tolerância, não como submissão e resignação, mas como prova de superioridade moral e força dos meus argumentos.

Novo Enem poderá excluir treineiros e certificado de conclusão do ensino médio

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil


O novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deverá mais servir para certificar a conclusão do ensino médio. Os treineiros – aqueles que fazem as provas só pra treinar –  também deverão ser excluídos do processo e terão, em troca, um simulado nacional, aplicado em julho, antes do Enem, que ocorre no final do ano. As mudanças foram adiantadas pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Crônicas do Dia -

Fico pensando o que o Rio de Janeiro fez de errado para merecer dois ex-governadores presos por corrupção