sábado, 4 de agosto de 2018

Você sabia disso ? - o perfil do professor acusado de jogar a mulher do 4o. andar. Por Joaquim de Carvalho

O professor universitário de Biologia Luís Felipe Manvailer chocou o Brasil com as imagens do circuito interno do condomínio onde morava que o mostram agredindo a mulher, a advogada Tatiane Spitzner, de 29 anos, antes que ela aparecesse morta na calçada, depois de cair do apartamento no quarto andar.

Você sabia disso ? - Poesia onde menos se espera

RIO - Se você tem achado as ruas do Rio mais poéticas, ainda que nestes tempos difíceis, não é por acaso. É que o slam, uma batalha de poesias nascida em Chicago, nos anos 1980, tem conquistado cada vez mais espaço na cidade. A prática, que começou quando o americano Marc Smith passou a recitar versos em bares, chegou ao Brasil, via São Paulo, em 2008. Foram necessários cinco anos até que o movimento aportasse também na capital fluminense, mas, de 2013 para cá, a guerra de versos foi, devagarinho, ganhando adeptos e, hoje, já há mais de dez grupos por aqui.

Você sabia disso ?

HISTÓRIA DO MOVIMENTO INDÍGENA

A luta pela garantia dos direitos de povos indígenas se confunde com a própria história americana, trazendo à tona questões socioambientais e humanitárias que ainda precisam ser discutidas. O marco do movimento indígena data de 1940, no Mexico, momento em que foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Americano (Convenção de Patzcuaro), com o objetivo de criar e discutir políticas que pudessem zelar pelos índios na América.