segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Crônicas do Dia - O risco de se eleger neófitos - Nelson Paes Leme

Publicado em 02/02/2018 por O Globo

A famosa frase de Tom Jobim - "O Brasil não é para principiantes" - nunca esteve tão atual quanto neste ano eleitoral que já começamos a viver. Ainda que governados desde 2002 por uma associação de criminosos, et pour cause, não podemos entregar o poder a neófitos. Seria um desastre. Há uma onda perversa nesse sentido mundo afora, e criminalizar a política e os políticos não é uma atitude saudável ou sábia para sanear a representação e a administração pública desses flibusteiros e saqueadores do Erário.

Veja-se o caso clamoroso dos EUA. Elegeu-se lá um outsider demagogo, apenas porque era notório, e deu no que deu. Um país desgovernado, em franca decadência econômica no ranking dos PIBs mundiais. Já há previsões de que, até 2050, será superado por China e Índia, nessa ordem. Enquanto que nosso país saltará de sétima para quinta posição, apesar dos desmandos e de todas as roubalheiras na política, em invejável processo internacional de correção.

A notoriedade proporcionada pela mera exposição na mídia ou boas ações caridosas de filantropo de programas de auditório podem conquistar votos de incautos, mas a ciência do Estado é bem mais complexa e profissional do que um buquê de boas intenções de neófitos, ainda que bem intencionados. É certo que não se deva eleger políticos envolvidos ou citados em maracutaias, como os que se encontram atualmente no poder há anos. Mas daí a generalizar para todos os políticos e admiradores públicos, há um oceano de ignorância do que seja realmente o papel do eleitor nas democracias.

Longe das fulanizações primárias, procuremos nomes na própria imprensa, na academia ou no exercício mesmo do poder. Há incontáveis gestores públicos, probos e competentes no Brasil, como o atual prefeito de Manaus e ex-líder no Senado no governo FH. Manaus acaba de receber prêmios de exemplo de boa gestão. Arthur Virgílio é um nome íntegro e competente, por exemplo, em que pese ser um político profissional. Outro é o ex presidente do STF e ex-relator do mensalão, Joaquim Barbosa. Negro, lutador, de origem humilde, ascendeu ao mais alto posto do Judiciário brasileiro vindo de concurso público e pós-graduação na Sorbonne. Há outros, muitos outros, ao escrutínio do eleitor. Basta procurar. São dois nomes preparados e experientes, criados na administração pública.

Portanto, achar que soluções mirabolantes como candidatos militares, por exemplo, cuja formação nada tem a ver com a gestão pública, mas com a defesa da nossa integridade territorial ou do inimigo externo, da soberania e da segurança nacional, é um lamentável equívoco.

Crônicas do Dia - Quando o barato sai caro - Nelson Motta

‘Bom dia, chefe. Temos um probleminha com o apartamento do Guarujá. O GLOBO deu na primeira pagina, dizendo que a OAS está reformando o apartamento para vocês.

Crônicas do Dia - Show do Bilhão


Portanto, queremos que o governo diga quais serão os privilégios combatidos pela reforma. Queremos saber se os principais devedores da Previdência no Brasil, alguns deles grandes empresários que estão pressionando os parlamentares pelos corredores de Brasília, vão sanar suas dívidas
Por O Dia

Crônica do Dia - Oh, pátria amada, esqueceram o PT!



- O Globo

De maneira inusitada, a Tuiuti criticou a crítica. Colocou na avenida, como fantoches, personagens vestidos com a camisa da seleção batendo panelas