terça-feira, 12 de abril de 2016

Crônicas do Dia - Poetas para quê ? - Zélia Duncan

Quando uma poesia me balança, tenho a impressão de que não há mais nada a ser dito

Às vezes odeio todos os poetas. Os que parecem já ter feito acordos com todas as palavras e expressões mais sublimes do mundo. Os que descreveram a natureza e falaram da paixão. Os que pensam em Deus de inúmeras maneiras e discorrem sobre sentimentos, como se morassem dentro da nossa alma, como se tivessem uma lente mágica, que enxerga nossas veias, desejos e através de nossas retinas. Esses que nos tiram do armário com um par de rimas, que deixam claro o quanto somos todos iguais justo quando, nos momentos mais íntimos, juramos ser os mais originais e únicos.

Você sabia disso ?

O Enem não obriga o candidato a intitular a redação, mas é recomendável que ele o faça. Uma redação com título sugere que o autor tem uma visão global do texto. Sendo o resumo dos resumos, o título é uma generalização que dentro do possível unifica as informações. Indica um maior domínio sobre o que foi expresso. No esforço de intitular, o candidato rearticula mentalmente as partes e faz um retrospecto que pode, inclusive, revelar falhas na unidade.

Você sabia disso ?

Título na redação: cinco dicas que podem resolver suas dúvidas

Ana Lourenço | 23/02/2015


Imagine que você está em uma livraria. Na hora de procurar um livro para comprar, quais fatores você leva em conta? A capa e o nome com certeza fazem toda a diferença na hora de julgar se aquele livro é ou não bom, ou se te deu vontade de ler. Com a redação também é assim: o título é o responsável por chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata.

Crônicas do Dia - Que malandragem é essa ? - Luis Pimentel


O malandro reunia multidão à volta, com a promessa de que ia ‘botar o peru pra dançar’. A ave era ensinada, dizia

O DIA

Editorial de O Dia - O que será da democracia após o muro ?


Um lado vai perder. Aos vencedores, independentemente de quem seja, pedem-se serenidade e disposição para o diálogo, algo em falta nos últimos meses

O DIA

Artigo de Opinião - Fazer valer o piso nacional do magistério - Sérgio Luiz Pinel Dias


A sociedade não pode mais tolerar que não seja pago o mínimo fixado em lei para os profissionais do magistério público

O DIA

Artigo de Opinião - O Brasil que não queremos - Wilson Diniz



O dia 15 marca a data que este não é o Brasil que queremos, com ou sem impeachment

O DIA
Rio - Os números da economia e do cenário político fotografam o caos que o país está passando. A nação está desgovernada. O Planalto agoniza com o maior escândalo de corrupção da história do país, onde 67 ‘malfeitores’ já foram condenados pelo juiz Sérgio Moro. 

Charges


Artigo de Opinião - Avançar com mais democracia - Eduardo Alves


É inadmissível um Ministério Público sugerir ou, pior, tentar proibir atos políticos em universidades como fez o de Goiás

O DIA
Rio - As eleições são um dos fatores mais importantes que existem na democracia brasileira. Breve comparação entre os pleitos presidenciais de 1919 e de 2014 nos apresenta pistas importantes para pensar uma história de conquistas. Com população de aproximadamente 30 milhões de brasileiros e 1.766.000 eleitores, foram às urnas, em 1919, 418.000 pessoas. Já nas eleições de 2014 o país contava com população de mais de 202 milhões, entre os quais mais de 141 milhões com direito ao voto e mais de 115 milhões chegaram às urnas.

Crônicas do Dia - Zika e o direito de amanhã

Michael Freitas Mohallem e Marianna Borges Soares, O Globo

Já faz algum tempo que o Brasil abriu os olhos para o direito estrangeiro e o internacional. Quando o Supremo Tribunal Federal superou a literalidade da lei para reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo, quando garantiu o direito de defender a legalização de conduta hoje criminalizada ou quando reconheceu a falência do sistema prisional brasileiro, os fez inserindo o Brasil no contexto de países mais desenvolvidos. Em todos estes casos, o que veio de fora foi a inspiração de que era possível mudar aqui o que havia ficado velho.

Crônicas do Dia - Mudanças no Facebook - Cora Rónai

Usuários estão postando menos ‘selfies’ e histórias de filhos. Em vez disso, têm compartilhado mais vídeos e links para reportagens