quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Crônicas do Dia - O nazismo entre nós - Walcyr Carrasco

Pela primeira vez desde a morte de Adolf Hitler, a Alemanha relança Mein kampf (Minha luta), único livro escrito por ele e marco das ideias nazistas. Para muitos de nós, é um susto. Embora seja vendido no Brasil, o relançamento do livro na Alemanha causa a desagradável impressão de que o nazismo está pronto para ser ressuscitado. De fato, existem grupos neonazistas em todo o mundo. É assustador. Sem receber esse título, ideias e comportamentos nazistas fazem parte do cotidiano.

Crônicas do Dia - Lula e Dilma na bacia das almas - Ruth de Aquino

"Não tem, neste país, uma viva alma mais honesta do que eu”, disse Lula. Não tem. “Nem dentro da Polícia Federal, do Ministério Público, nem da igreja evangélica e do sindicato.” Nem você, leitor, nem a Dilma, muito menos o José Dirceu, agora acusado de gastar em um mês, como “consultor”, até R$ 1 milhão, provenientes de propina de contratos da Petrobras.

Crônica do Dia - Adolescer - Adriana Komives



Brincar com uma realidade que radicaliza o que há de pior na humanidade é talvez uma maneira de se afastar de sua nocividade ameaçadora

Verbo no infinitivo. Dizem que vem do latim, ad = em direção a, olore = crescer, adolescer é portanto crescer. Estar em pleno crescimento. Adolescer é crescer e crescer dói. É de uma tocante fragilidade este período de transformação da criança em adulto (adultus = aquele que já cresceu). No melhor dos casos, o adolescente aprende a largar a mão segura do pai, sai debaixo da asa quentinha da mãe, dá os primeiros passos em direção à vida adulta e…

Mas que mundo é este que os espera na saída?

Na terça-feira, seis dos mais prestigiosos colégios da capital francesa foram esvaziados pois receberam chamados telefônicos com ameaças de bomba. Concomitantemente, na Inglaterra, 14 colégios também foram ameaçados. Trote ou djihadismo ? O que importa é que os adolescentes naquela manhã tornaram-se alvo de um exército invisível em uma realidade impalpável.

Então, que mundo é este nosso mundo adulto ?

Emicida - "Eu sou a síntese desse outro Brasil"



Emicida está prestes a lançar seu sexto trabalho. Completando oficialmente dez anos de carreira, ele esteve, pela primeira vez, na África. Fez a travessia em busca de elementos para fundamentar suas músicas e a própria vida. No palco ou fora dele, o rapper marca um posicionamento claro a favor da liberdade em tempos de reacionarismo

Vinicius Felix

Discutimos a maioridade penal: quando a prisão não é a melhor solução



Prestes a votar a emenda que reduz para 16 anos a maioridade penal, a Câmara dos Deputados está no centro de uma importante discussão sobre o futuro de milhares de jovens infratores. Queremos que eles sejam jogados no falido sistema penitenciário, ou que tenham uma chance de recuperação com a ajuda de medidas socioeducativas?

O que o Estado Islâmico quer?


Desde 2006, o Estado Islâmico já conquistou 190 mil quillômetros quadrados, decapitou “infiéis” e destruiu patrimônios da humanidade – transmitindo tudo online. Recentemente, executou centenas em um ataque coordenado a Paris. Afinal, o que o ISIS quer além de tocar o terror e chamar a atenção do mundo?


POR Camila Almeida, Felipe Germano EDITADO POR Tiago Jokura

Crônicas do Dia - A crise na carne - Walcyr Carrasco

Sou um rato de livraria. Sempre vou a livrarias, grandes, pequenas, todas! Passeio pelos títulos. Compro mais do que consigo ler. As prateleiras das livrarias continuam cheias, mas as editoras andam lançando menos títulos. Boa parte é de livros lançados há tempos. As editoras estão desovando estoques antigos. É uma retração visível, que afeta o cotidiano de um devorador de livros como eu. Mais ainda: fechou a editora Cosac Naify, conhecida pela qualidade de seus lançamentos. Outras, sabe-se, não estão em boa situação. A crise econômica está corroendo nosso cotidiano. Até mesmo meus hábitos pessoais.

Artigo de Opinião - A zica do Planalto - Ruth de Aquino

Zica com “c” é uma gíria brasileira que significa mau agouro, azar, maldição, momento de baixo-astral, quando tudo dá errado. A origem da palavra não se sabe ao certo, mas há quem jure que seria uma contração da palavra ziquizira. Faz sentido. Não tem nada a ver com a zika, triste doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Triste porque infecta o cérebro de bebês no útero materno, triste porque atesta nossa incompetência de país subdesenvolvido diante do mosquito que também transmite a dengue, triste porque pode atingir 1,5 milhão de pessoas no Brasil neste ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Luiz Antonio Simas: Vagabundos no batente
Antes de falar bobagem, olhe para o lado: alguém perto vai trabalhar com dignidade no Carnaval

Artigo de Opinião - Desculpe, Chico ! - Siro Darlan


Passe ao largo desses moleques do internato, errantes e lazarentos que jogam pedras sem saber o patrimônio que estão atingindo

Artigo de Opinião - Ofensas e ofendidos - Sérgio Poubel


A crescente polarização observada na cena política traz à luz a incivilidade presente nas atitudes e comportamento de atores políticos, sem distinção possível entre esquerdistas e direitistas

Editorial do Jornal O Dia - Ícones caem em nome da diversidade


Novidades vão de encontro a investidas intolerantes que, em pleno século 21, ainda discriminam minorias, culturas e religiões