quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Editorial do Jornal O Dia - Ícones caem em nome da diversidade


Novidades vão de encontro a investidas intolerantes que, em pleno século 21, ainda discriminam minorias, culturas e religiões


O DIA
Rio - Tão importante quanto a inclusão — que permite acesso a determinado bem ou serviço a todos —, a diversidade é palavra de ordem do século 21. Longe de ser uma imposição desta ou daquela cultura a divergentes, o mote encerra muito mais uma noção de tolerância e de reconhecimento do que de força. É qualidade ligada à empatia.

É positivo quando ícones do padrão se modificam em nome da diversidade. A nova coleção da quase sexagenária boneca Barbie é exemplo inequívoco. Vítima involuntária da própria forma, a despeito das tentativas de diversificar o conteúdo, o brinquedo passou por ampla reformulação. Agora, além de amplas variações de tons de pele e de cabelo, os modelos vêm em quatro tamanhos. Na mesma toada vem o Lego, que incluiu um bonequinho cadeirante no seu rol.

Ainda que sejam brincadeira de criança e estratégia de negócio cuidadosamente estudada, as novidades vão de encontro a investidas intolerantes que, em pleno século 21, ainda discriminam minorias, culturas e religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário