quarta-feira, 1 de junho de 2016

Artigo de Opinião - A falácia da Escola sem Partido

Por Daniel Ferraz Chiozzini*




Desde a aprovação do afastamento da presidenta Dilma Rousseff, o governo provisório vem anunciando medidas que, se de fato implementadas, retiram importantes conquistas da sociedade brasileira no âmbito da Educação. Entre elas está o fim do percentual mínimo de investimentos de estados e municípios garantidos pela Constituição Federal de 1988 e medidas complementares que, na prática, significam rasgar o Plano Nacional de Educação, negociado e aprovado com significativa participação da sociedade em 2014.

Crônicas do Dia - Guga diz o que quer, o que pode esta língua - Pasquale Cipro Neto



"Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões." É o início da linguístico-antropológica "Língua", memorável canção de Caetano Veloso, escrita em 1984. Certamente já citei essa obra neste espaço, mas as circunstâncias exigem que o faça novamente.
Quando diz "a minha língua", Caetano se refere ao português do Brasil, que se fez basicamente do e no português de Portugal, de que Camões é divisor de águas.

Você sabia disso ? - 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO EM MASSA UTILIZADAS DIARIAMENTE CONTRA VOCÊ

Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna“, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. (Fonte)