domingo, 3 de abril de 2016

Personalidade - Kabengele Munanga





Artigo de Opinião - Por Outra Opinião - Riqueza Nacional - Afonso Florence

27/03/2016 


Instituído por Getúlio Vargas, o monopólio estatal do petróleo foi extinto nos anos 90, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) implantou o regime de concessões, no qual as multinacionais passaram a explorar o petróleo brasileiro. Foi com muito investimento em pesquisas e prospecção geológica que, em 2007, a Petrobras descobriu uma das maiores reservas de petróleo de boa qualidade do planeta, o pré-sal. Essa província petrolífera vai da Bacia de Santos, passa pela Bacia de Campos e chega à Bacia do Espírito Santo. Ela é explorada por concessões em uma pequena parte e apenas em um bloco sob o regime de partilha.

Artigo de Opinião - Monopólio da Petrobras no pré - sal e substituição de importações - Delírios estatistas

A história da criação da Petrobras, no segundo governo Getúlio, no início da década de 50, converteu a estatal em símbolo da nação. E por isso mesmo, por ter surgido de uma saga nacionalista, ela se presta a muita manipulação. O resultado tem sido desastroso, principalmente nestes tempos de PT no Planalto.

Entrevista - Renata Libório

Fotos tiradas em frente ao espelho, hashtags contando como foi o passeio com a turma e comentários sobre o status de um amigo. Nas redes sociais, muita gente - principalmente os adolescentes - compartilha conteúdos o tempo todo. 

É bom saber ....


Crônicas do Dia - Júpiter e a marcha da insensatez - José Murilo de Carvalho


Coluna publicada no jornal O Globo (27/03/2016)

Você sabia disso ?





Crônicas do Dia - Dois mundos - Cacá Diegues



Se não começarmos a domar nosso ódio por quem não pensa como nós, em breve estaremos nos matando em nome dos temas de nossa crise

Crônicas do Dia - Momento único - Luiz Fernando Veríssimo

Os banquetes com os deuses não eram exatamente atos de rebeldia contra a teologia, mas uma maneira de trazer a metafísica de volta a um plano humano

27/03/2016 -