segunda-feira, 20 de março de 2017

Você sabia disso ?

Terceirização e fim da gratuidade do ensino (PEC 395) estão na pauta da Câmara nesta semana

Deputados federais devem votar nesta semana, entre 21 a 23 de março, dois projetos nefastos para os servidores e serviços públicos e trabalhadores brasileiros. Dentre eles, está o Projeto de Lei (PL) 4302/98, que permite a terceirização de todas as atividades da empresa e precariza as relações de trabalho. O projeto, enviado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, foi desengavetado no início do mês de março pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e trata, além da terceirização, do trabalho temporário, aumentando de três para seis meses o tempo máximo de sua duração. O projeto de terceirização complementa o desmonte contido nas propostas de contrarreformas da Previdência (PEC 287/16) e Trabalhista (PL 6787/16), que estão em curso.

Você sabia disso ? - Governo autoriza Igreja Universal a construir templos 'ecumênicos' em presídios do Rio

O governo estadual autorizou a Igreja Universal do Reino de Deus a construir templos em todas as 43 unidades prisionais do Estado do Rio. Nesta segunda-feira foram abertos os dois primeiros, na Cadeia Pública Joaquim Ferreira e no Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, ambos no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.

Crônicas do Dia - Sempre haverá Casablanca

Num momento em que a América, país feito por refugiados, parece estar sendo ensinada a odiá-los, todos nós devemos dar uma nova olhada em ‘Casablanca’

Você sabia disso ? - Pesquisa revela que 30% dos brasileiros nunca comprou um livro - João Luís de Almeida Machado

A recente divulgação da Pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope a pedido do Instituto Pró-Livro e divulgada no dia 18 de maio de 2016, a partir de levantamento realizado com 5.012 pessoas (o índice de representatividade da pesquisa é de 93%) traz dados importantes quanto a leitura entre os brasileiros.
Partindo do princípio de que leitor, de acordo com a pesquisa, é a pessoa que leu um livro inteiro ou em partes nos últimos 3 meses, o primeiro dado que chama a atenção é o de que, no referido período equivalente a 90 dias, 74% da população não comprou nenhum livro. Quem não leu nenhuma obra neste montante de tempo é considerado não leitor. Entre os brasileiros que compõem o contingente daqueles que não são leitores, 30% declararam nunca ter comprado um livro. Este é um dado estarrecedor, relacionado, certamente, a falta de incentivo à leitura, igualmente comprovada na pesquisa.
O montante de entrevistados que declarou nunca ter sido incentivado a ler por outras pessoas equivale a 2/3 do total, atingindo expressivos 67% dos pesquisados. Entre os 33% que disseram ter recebido influências de alguém, as menções aos incentivadores a leitura destacaram principalmente o apoio da mãe (11%) e o de professores (7%). Ainda assim, em se considerando o essencial papel da família e da escola na formação integral dos alunos, o nível de incentivo percebido é bem reduzido.
A pesquisa revelou que as mulheres brasileiras leem mais que os homens. 59% das mulheres são leitoras. Entre os homens o índice é de 52%.
Apesar dos números ainda insatisfatórios, a pesquisa Retratos da Leitura constatou que o número de leitores no Brasil cresceu entre a última edição do levantamento, realizado em 2011 e o mais recente, com dados de 2015, sendo percebido um salto de 50% para 56% da população entre aqueles que folheiam de forma integral ou parcial um livro.
Os dados esclarecem que o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano. Em 2011 a pesquisa tinha auferido um total de 4 livros por ano lidos pelos brasileiros. A maior parte destes livros são requisitados pelas escolas, equivalendo a 0,94 do total. Os leitores, por escolha própria, selecionam 2,88 volumes por ano. O restante é fruto de outras demandas, como por exemplo, trabalho ou religão.
Terminar de ler um livro ocorre em média a cada 2,43 livros enquanto a leitura parcial atinge 2,53 livros. Isso indica que os leitores não findam a leitura de um livro em mais de 50% dos casos.
Isso certamente se relaciona ao fato de que o gosto pela leitura, de acordo com a pesquisa, atinge apenas 1/4 ou 25% dos leitores brasileiros. Os demais leem principalmente por motivos relacionados a demandas externas, como atualização cultural (19%) ou profissional/exigência do trabalho (7%), exigência escolar (7%), crescimento pessoal (10%), religiosidade (11%) ou apenas para matar o tempo, como distração (15%).
Quem não lê alega falta de tempo (32%), afirma que não gosta de ler (28%), reconhece que não sabe ler (20%), diz não ter paciência para a leitura (13%), prefere outras atividades (10%), atesta dificuldades para ler (9%) ou então alega cansaço (4%), falta de bibliotecas (2%), preço dos livros (2%), falta de livrarias para comprar (1%) como motivações. Para os educadores todos os motivos são relevantes, mas principalmente devem ser observados aspectos relacionados a afirmação de que não sabem ler cerca de 1/5 dos entrevistados e que quase 1/10 dos pesquisados reconhecem ter dificuldades para realizar a leitura.
Os pesquisados indicaram suas próprias casas (81%), as escolas (25%), bibliotecas (19%), o local de trabalho (15%) como espaços onde mais realizam leituras. Há ainda que se destacar que consultórios ou salões de beleza (8%) e leitura quando em transporte (11%) são espaços onde as pessoas também leem livros.

Você sabia disso ? - Rodrigo Maia prevê aprovação da terceirização total até quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nesta segunda-feira 20 que os parlamentares devem aprovar a terceirização total do trabalho até esta quarta-feira 22.

Entrevista - Daniel Cara "Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90"

O que pensa Michel Temer sobre a reforma do Ensino Médio? Ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente Michel Temer resumiu recentemente o que pensa da ideia proposta por seu governo por meio da Medida Provisória 746. “Nós estamos voltando a um passado extremamente útil”. O retorno foi concretizado na quarta-feira 9 pelo Senado, que aprovou o texto por 43 votos a 13. Agora, a lei vai a sanção presidencial.

Você sabia disso ? - Capitães da Areia - João Luís de Almeida Machado

Entre a Terra do Nunca e a Cidade de Deus, a clássica obra de Jorge Amado retrata a infância dura dos meninos marginalizados pelas ruas de Salvador.

Crônicas do Dia - Temer, Trump e as mulheres

Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos têm em comum a seleção de uma equipe singular pela exclusão da mulher

12/03/2017 - 
Dorrit Harazim, O Globo

Crônicas do Dia - Cota - Antonio Tabet

‘Ministros’ do Supremo recorrem a escala de cores para definir como classificar os brasileiros na aplicação das cotas raciais

Ulysses, ministro do Supremo, entra na sala do colega, Sérgio, que já o esperava.

— O que houve, Sérgio?

— Bom... como você deve ter lido, o negócio das cotas nas universidades tá dando problema de novo.

Crônicas do Dia - Como incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes - João Luís de Almeida Machado

A leitura é uma ação deliciosa que deve ser incentivada antes mesmo das crianças serem alfabetizadas. A primeira ação de motivação quanto ao ato de ler começa com as palavras, gestos, ações e, principalmente, a sinceridade com que expressamos o apreço e o encanto que nós mesmos, adultos, devemos ter em relação a esta prática.

Carta aberta a você com mais de 40 anos - Alex Campos

Previdência Social vai continuar sendo um problema de 'inseguridade' social

19/03/2017 
O DIA

Rio - Querido Leitor! Com ou sem reforma, a Previdência Social vai continuar sendo um problema de “inseguridade” social. Pelo simples fato de que os governos, os políticos e os corruptos vão continuar sendo o que são: “governos”, “políticos” e “corruptos”. Gêneses da má gestão, da improbidade administrativa e da irresponsabilidade fiscal, financeira ou monetária. Eternos delinquentes com o dinheiro público, o dinheiro dos contribuintes, o dinheiro dos trabalhadores. Essa é a péssima notícia.

Editorial - O Globo - Mais avanços para a mulher brasileira

Por alguma razão, ou várias, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no mundo com uma dosagem especial de militância. Se houver um motivo que possa explicar a multiplicidade de manifestações em grandes cidades globais, este terá sido a vitória de Donald Trump nas eleições americanas, depois de uma campanha nunca vista, em que ele desfiou um longo repertório de machismo, misoginia e sexismo. Semeou revolta e veio a reação.

Você sabia disso ? - Trabalho escravo: sem lista suja, número de libertados cai 61%

BRASÍLIA - Desde que a lista suja do trabalho escravo deixou de ser publicada pelo governo, que vem empenhando esforços na Justiça para postergar sua divulgação, o número de trabalhadores resgatados caiu 61%. Em 2014, último ano em que o cadastro de empregadores flagrados foi divulgado, houve 175 operações que retiraram 1.752 pessoas da condição análoga à escravidão, contra 672 vítimas alcançadas nas 110 fiscalizações realizadas em 2016, cujos dados ainda não foram publicados pelo Ministério do Trabalho como é praxe.

Você sabia disso ? - Mosquitos que transmitem a febre amarela silvestre podem entrar em casas próximas a matas



Risco de ser picado pelos transmissores não existe só para quem frequenta áreas verdes



RIO - A casa deles é a copa das árvores que ficam em florestas, inclusive as urbanas, como a da Tijuca. O que não impede que cheguem a quintais, jardins e varandas de residências localizadas perto de matas. Por isso, o risco de ser picado pelos transmissores da febre amarela silvestre — os mosquitos das espécies dos gêneros Haemagogus e Sabethes — não existe só para quem frequenta áreas verdes, explica o infectologista e especialista em entomologia médica Aloísio Falqueto, que, desde janeiro, investiga o surto da doença em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Crônicas do Dia - O joio e o trigo - Fernando Gabeira

O único fator que poderia dar mais celeridade ao processo jurídico seria o fim do foro especial

Personalidades - Manoel de Barros

Por ter nascido em 1916, Manoel de Barros pertence à geração de 45. No entanto, para além da cronologia, ele é também “mutilador da realidade e pesquisador de expressões e significados verbais”.  Presente no site da Fundação Manoel de Barros, essa característica explica boa parte da obra do poeta que, em seus versos, busca ampliar os instantes e os espaços da vida.

Olhares sobre Lima Barreto - Triste fim de Policarpo Quaresma

Contextualizado no fim do século XIX, no Rio de Janeiro, TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, o principal romance de Lima Barreto, narra os ideais e frustração do funcionário público Policarpo Quaresma, homem metódico e nacionalista fanático.

Crônicas do Dia - O diabo, a carne e o mundo - Artur Xexéo



O artista e a propaganda sempre mantiveram uma relação delicada