terça-feira, 4 de outubro de 2016

Você sabia disso ? - Castro Alves , o poeta dos escravos

Castro Alves é um importante poeta do condoreirismo, terceira fase do romantismo. Com fortes ideais políticos, escreveu em favor da abolição da escravatura durante toda a sua carreira. Teve ajuda do amigo Rui Barbosa, com quem compartilhava as ideias abolicionistas. Infelizmente, Alves morreu antes que os escravos fossem libertados, a Lei Áurea foi assinada apenas em 1888. 
 
O baiano sofreu com a doença que acometia muitas pessoas na época, a tuberculose. Sua saúde ficou ainda mais abalada quando foi ferido acidentalmente no pé, precisando amputá-lo depois de tentar diferentes tratamentos. 
O autor foi homenageado na Academia Brasileira de Letras, a cadeira nº 7 tem Castro Alves como patrono.

Castro Alves pertence ao condoreirismo, que é a terceira fase do romantismo. O movimento tem o social como temática principal. Os autores da época questionavam a escravidão e apoiavam a proclamação da república. Alves é o principal poeta cordoeiro, Fagundes Varela, Tobias Barreto e Luís Delfino também fazem parte do movimento.  
Estilo
O lado social é muito presente na poesia de Castro Alves. Nos poemas, o autor mostra a miséria humana, mostra como o tratamento dispensado aos escravos era incorreto, colocando-os como heróis. Os amores também inspiraram alguns poemas. O lirismo amoroso está na sua obra, mas é possível perceber também sensualidade e paixão.
É importante ressaltar o poder da oratória nos seus escritos, talvez pelo talento do escritor como orador. Percebe-se assim a ênfase na comunicação.

Antônio Frederico de Castro Alves, filho de Antônio José Alves e Clélia Brasília Castro, escreveu as primeiras poesias com 17 anos. Nascido na Bahia, o escritor ficou conhecido como “Poeta dos Escravos”, por tratar de questões abolicionistas em seus poemas. 
Depois da morte da mãe de Castro Alves, o seu pai se casou novamente e mandou os filhos para Recife. O escritor tentou cursar a Faculdade de Direito, mas não passou na prova. Mesmo assim, foi frequentador assíduo nas sessões da faculdade, era um ótimo orador. 
Contra a escravidão, o primeiro poema sobre a questão foi “A Canção do Africano”, publicado em “A Primavera”. Muito interessado no assunto, fundou com os amigos, entre eles Rui Barbosa, uma sociedade abolicionista. Infelizmente, o autor não viveu para presenciar a abolição da escravatura no Brasil. 
Com ideais liberais, Castro Alves também escreveu obras sobre a república que estava por vir. No Rio de Janeiro, teve contato com grandes escritores da literatura brasileira, como Machado de Assis e José de Alencar. Publicou grandes obras, como “O Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.
O escritor sofreu com a tuberculose desde 1863 e foi uma ferida no pé, proveniente de uma caçada, que causou sérios problemas de saúde. O escritor chegou a ter o pé amputado depois de tentativas mal-sucedidas de tratamento. Foi homenageado com a cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, fundada por Valentim Magalhães.


Fontes
Academia Brasileira de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário