sábado, 26 de março de 2016

Artigo de Opinião - Bacalhau, coelho e chocolate - Reinaldo Paes Barreto

25/03/2016 

Esse é o cardápio típico da semana de Páscoa no Brasil

O DIA


Rio - Esse é o cardápio típico da semana de Páscoa no Brasil. O bacalhau, porque é a alternativa “com sustância” para os católicos, na Sexta-Feira Santa, dia em que a Igreja recomenda a abstenção de carne (lá atrás era jejum). Mas, em 1983, a CNBB passou a permitir uma permuta: o católico brasileiro pode substituir a abstinência de carne por uma obra de caridade. Além disso, o peixe em certas regiões é muito caro. Se o cod, no entanto, vier nadando em azeite, entre batatas ao murro, alho, cebola e quetais, um tinto do Douro se faz necessário.

Curiosidade: o bacalhau não é um peixe. É um processo de ‘salga e secura’ de cerca de 60 espécies de peixes migratórios, inclusive o Arapaima gigas (pirarucu), que navega pelo nosso Rio Amazonas.
Já o coelho e o chocolate fazem parte da Páscoa, pelo simbolismo que ambos significam para a religião católica. A existência está ali representada pelo ovo, véspera de uma nova vida, e pelo coelho, cuja capacidade de gerar ninhadas é associada à capacidade de “produzir” novos adeptos. Harmonização. Coelho não é problema: um bom Pinot Noir ou um Merlot descem lindamente.

Mas e o chocolate? Bom, a primeira dica é ‘ter ao pé’ um Porto. Pelo seu teor alcoólico e doçura, um Tawny envelhecido é o acompanhamento ideal para um chocolate ao leite, enquanto um Ruby é a boa pedida para os mais amargos. Outras opções para enfrentar os chocolates são o Jerez, como fazem os espanhóis; o Sherry, como preferem os ingleses; ou os “vinhos de sobremesa”, como gostam os franceses — o magnífico Sauternes, cor de ouro velho, ou o Banyuls, também do sul da França ou, ainda, o Muscat Beaumes de Venise, um néctar que se serve na Provence com os chocolates e petit­fours que encerram as copiosas refeições de domingo. (Não é por acaso que os papas ficaram por lá 70 anos!).
Modernamente tenho sabido de amigos que harmonizam os seus ovos de chocolate com cervejas artesanais, inglesas. São elas: Fullers Black Cab, Youngs Chocolate Stout e Anchor Porter.

Além disso, especialmente nesta semana, procure partilhar os seus sentimentos com quem realmente valha a pena. Vista “roupas positivas”, impregnadas de boas recordações. Entre numa igreja — cheia ou vazia — e faça uma oração/reflexão. E, ao sair, olhe a vida pelo melhor ângulo. Boa Páscoa.

Reinaldo Paes Barreto  é vice-Presidente da TurisRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário