sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Crônicas do Dia - Uma questão moral - Walcyr Carrasco

Vivemos tempos escuros. Todos os dias, alguém me fala sobre o papel da televisão na construção da família e do caráter das crianças. A internet sempre repleta de notícias falsas. (Vale um alerta: sites que não são feitos por empresas de comunicação, com notícias verificadas, mentem. Inventam.) Logo no início da minha novela, O outro lado do paraíso, um pastor evangélico conhecido da mídia fez um artigo dizendo que, entre outras coisas, um homossexual transaria com um bode. Seria para rir, se tanta gente não levasse a sério. Mesmo que eu, em um momento de absoluta loucura, escrevesse uma cena dessas, ela nunca iria ao ar na TV aberta. A própria emissora tem uma responsabilidade social. Mas em torno de uma novela, de programas de televisão, há sempre uma gritaria. Não é novidade. O livro O amante de lady Chatterley, de D.H. Lawrence, esteve proibido por anos devido ao conteúdo erótico. Ulisses, de James Joyce, uma obra-prima da literatura, sofreu processo. A literatura é atacada, o cinema é atacado, a TV é atacada. Agora, exposições de arte também são, acusadas inclusive de deformar os valores da criança.


Nossos políticos acreditam realmente que exposições ou novelas são o pior? Ou é falatório para ganhar espaço na mídia?  As crianças veem televisão, sim. Todos os dias assistem a telejornais com políticos acusados de corrupção. Homens que, até recentemente, seus pais admiravam. Que pareciam estar fazendo tanto para o país. Algumas histórias se tornam folclóricas, como as malas de dinheiro dentro do apartamento de Geddel. Outras, patéticas, como a do político de Brasília em regime semiaberto que tentou voltar, à noite, para a cela com um queijo provolone na cueca. Compare comportamentos tão elevados com frequentar uma exposição de arte mais ousada. Ou com uma cena mais forte na TV. Quando eu era menino, houve o governo militar e seus opositores – gente com ideais, propostas, que falava em liberdade. O conceito de liberdade foi trocado por lucros. Francamente, o que é pior para uma criança? Uma cena de nudez ou descobrir que os homens que comandam o país só pensam em benefícios próprios? Certas ou erradas, contra ou a favor, até as reformas do governo Temer, para conseguir o apoio do Congresso, dependem de verbas, cargos. Chamam a isso de governabilidade. Eu chamo de fisiologismo e corrupção explícita. O político deveria votar no que acredita ser melhor para a sociedade. Não no que lhe dá vantagens imediatas.


Pior. Se o conceito de direita e esquerda está embaralhado, que dizer das religiões? O país sempre conviveu com as diversas formas de cultuar o Criador. Mas uma coisa era certa, mesmo entre católicos. Contratar, por exemplo, uma funcionária evangélica era certeza de honestidade. Evangélicos são conhecidos por frequentar a igreja e seguir preceitos rígidos. Novamente, não falo contra ou a favor. Religião é questão de fé pessoal, que eu respeito. Mas agora, de repente, o próprio Eduardo Cunha, da Assembleia de Deus, está mergulhado em acusações. A Assembleia de Deus é conhecida pelos fortes princípios espirituais e morais, inclusive o da honestidade. Outros alegadamente evangélicos também se veem num vendaval de acusações, assim como católicos. Para essa gente, os princípios religiosos foram embaralhados, assim como os políticos. Francamente, para as crianças, adolescentes, é um bom exemplo de conduta moral, seja em que religião for?



Essa mesma gente adora falar em nome da infância e da família. Ora, sinceramente. Soube (e ninguém vai me deixar provar) que o Shopping Village Mall, de grifes, no Rio de Janeiro, sofreu uma queda nas vendas. Por quê? A maior parte dos compradores foi atingida pela Lava Jato. Poucos dias antes da prisão de Eduardo Cunha, sua esposa foi vista numa das butiques experimentando um sapato que custava em torno de R$ 3 mil. Acusam a televisão, a literatura, as artes. Lutam contra a ampliação dos direitos humanos. Atacam uma defensora dos direitos LGBT. Não estão, a meu ver, autorizados a dizer uma palavra a respeito. O exemplo que dão às crianças é muito pior. É assustador.

Palavras são ocas, e os discursos eleitoreiros mais ainda. O comportamento real é que vale. Esses políticos corruptos, cujo número se amplia a cada dia, dão exemplos horríveis para a infância, são péssimos para a formação do caráter das novas gerações. Se é para falar de moral e bons costumes, melhor começar por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário