terça-feira, 7 de junho de 2016

Personalidades - Raull Bopp

Por Ana Paula de Araújo


Poeta modernista e diplomata, Raul Bopp nasceu em 04 de Agosto de 1898, no Estado do Rio Grande do Sul, no distrito de Vila Pinhal, que na época pertencia ao Município de Santa Maria, atualmente chamado de Itaara e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 02 de Junho de 1984, com quase 86 anos de idade.


Nos primeiros meses de vida, mudou-se para Tupanciretã, a cidade gaúcha onde iniciou seus trabalhos como escritor com a fundação de dois semanários: "O Lutador" e "Mignon". No ano de 1918 entrou para a faculdade de Direito, curso que não concluiu em apenas uma universidade mas em várias, passando por Recife, Rio de Janeiro, Belém, etc., foi quando teve a oportunidade de viajar pelo país e conhecer diversos locais que foram inspirações para as suas obras literárias. Uma delas, Cobra Norato, é considerada sua principal obra, e foi inspirada na sua ida à Amazônia.

Foi um dos escritores participantes do movimento Modernista brasileiro e participou da Semana de Arte Moderna, em 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

Era amigo de outros artistas muito conhecidos da época como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Junto com eles participou do movimento Antropófago ou Antropofágico e ajudou a fundar a Revista de Antropofagia.

Cobra Norato também é considerada a obra mais importante do movimento antropofágico, nela o autor se utiliza do lirismo poético, incorporando o folclore e as falas regionais, criando um drama que se passa nas selvas amazônicas. A obra apresenta características herdadas das vanguardas européias, em especial do cubismo.

Além deste movimento, integrou também o movimento Pau Brasil, também muito significativo para o Modernismo. Fez parte da primeira geração do modernismo, mas não chegou a ser muito comentado pela crítica, pois era visto mais como diplomata do que como escritor. Ainda assim, é considerado um grande nome da literatura modernista brasileira na sua primeira fase.

Seguindo sua carreira de diplomata e também de jornalista, Raul Bopp morou em Los Angeles (EUA), em Berna (Suíça), no Rio de Janeiro (RJ), em Brasília (DF) e em Porto Alegre (RS).

Raul Bopp sempre conviveu em ambientes literários e teve como amigos diversos outros autores, como Carlos Drummond de Andrade. Teve muitas outras publicações tanto em prosa, quanto em poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário