quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Vê se pode ? !!!!

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUER RETIRAR A LITERATURA PORTUGUESA DO CURRÍCULO, POR QUÊ?


23 de fevereiro de 2016 por Falando em Literatura
Falando em Literatura…a “boa nova” do momento, espero que essa sandice não seja levada adiante.

Gostaria que o governo brasileiro nos explicasse e justificasse a “brilhante” ideia de retirar a Literatura Portuguesa do currículo escolar. Gostaria de saber como essa cúpula “genial” de pensadores e especialistas em Educação chegou à conclusão que seria um benefício para a Educação nacional excluir a literatura que influenciou e precedeu a nossa, e que continua sendo importante.

Deixar de ler na escola Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago, Camões e Alexandre Herculano, vai melhorar a qualidade da Educação brasileira?

Talvez a ideia seja optar pelo “nacionalismo” no pior sentido da palavra. Ler só a literatura brasileira e “ensinar” só a riqueza cultural do Brasil, “mais próxima à realidade do aluno”. Essa é a bandeira dos “educadores”, que nunca conseguiram ler uma obra inteira na vida e agarram- se a essa teoria fuleira para acomodar- se. O sócio- interacionismo, tal como a linguística mal interpretada, entendida superficialmente por gente despreparada para exercer funções docentes, trouxe um verdadeiro caos à Educação do Brasil.

O Brasil não produziu literatura brasileira, propriamente dita, até chegar no Romantismo. Que vão fazer, apagar a história literária do Brasil? Quando político se mete aonde não deve, só sai coisa ruim. Por que não vão cuidar do mosquito, da violência, da corrupção que ASSOLAM o Brasil e são mais urgentes?!

Aguardo explicações do Ministério da Educação para justificar mais essa tentativa de aculturação massiva que estão pensando em implantar. Aguardemos…

O que é importa é a ARTE e ela está acima de ideologias políticas. Ah, sem esquecer do mestiço mais ilustre, o brasileiro Machado, que amante da boa literatura, deve estar bem “feliz” aonde estiver.

Enquanto isso, professores de literatura portuguesa e universidades de Letras de todo o país, aprendam tupi- guarani ou irão ficar desempregados!

Perdoa, Fernando Pessoa, eles não sabem o que fazem!


http://falandoemliteratura.com/2016/02/23/o-o-ministerio-da-educacao-quer-retirar-a-literatura-portuguesa-do-curriculo-por-que/

Nenhum comentário:

Postar um comentário