O PRÉ-MODERNISMO
Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período de transição para o Modernismo.
O PRÉ-MODERNISMO- O que se convencionou chamar de Pré-Modernismo no Brasil, não constitui uma “escola literária”, ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa uma vasta produção literária que abrangeria os primeiros 20 anos do século passado. Porém, podemos pensar em alguns pontos em comum:
O PRÉ-MODERNISMO- A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo; o Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do Pré-Modernismo.
O PRÉ-MODERNISMO- O regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.
O PRÉ-MODERNISMO- Os tipo humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
O PRÉ-MODERNISMO- Uma ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção. São exemplos: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (retrata o governo de Floriano e a Revolta da Armada), Os sertões, de Euclides da Cunha (faz um relato da Guerra de Canudos), Cidades mortas, de Monteiro Lobato (mostra a passagem do café do vale do Paraíba paulista) e Canaã, de Graça Aranha (faz um documentário sobre a imigração alemã no Espírito Santo)
Pré-Modernismo -Uma Radiografia Crítica do Brasil .No geral, o Pré-Modernismo é uma literatura de Crítica Social. Desmistifica o romantismo e seu Nacionalismo Ufanista. Mostra o Brasil real, com seus Conflitos Político-Sociais .Portanto, um Nacionalismo Crítico-Amargo. “Precisamos descobrir o Brasil! Escondido atrás das florestas, Com a água dos rios no meio, O Brasil está dormindo, coitado!” Carlos Drummond de Andrade
Pré-Modernismo- Que Brasil é este? É o Brasil desigual. Urbano Rural civilizado politizado refinado Anacrônico Brutalizado Fanatizado Tema de Euclides da Cunha
Pré-Modernismo- O Brasil Caipira anacrônico inerme analfabeto obtuso Tema de Monteiro Lobato Urupês ( Jeca Tatu) Cidades Mortas
Pré-Modernismo - O Brasil da Marginalização Urbana. O negro O funcionário público. Os alcoólatras, Lima Barreto Subúrbio
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA - Substituição da “República da espada” (governos Marechal Deodoro e do Marechal Floriano) pela “República do café-com- leite”; Auge da economia cafeeira no Sudeste; Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto foram os presidentes . Entrada de grandes levas militares do período inicial da de imigrantes (notadamente História Republicana do Brasil, os italianos) no país; denominado “República da Esplendor da Amazônia, Espada”, com o ciclo da borracha
Surto da urbanização de São Paulo;
Revolta de Canudos, na Bahia; Tempo do cangaço no sertão, com a figura lendária de LAMPIÃO;
Conflitos no Ceará, que tiveram como figura central o padre Cícero;
Em 1934, morria em Juazeiro do Norte um "messias", também perseguido pela Igreja Católica, porém, ao contrário de Antônio Conselheiro, o Padre Cícero Romão Batista era um aliado dos coronéis do Vale do Cariri, que a partir de 1912 lutaram contra a política de intervenções do governo federal e derrubaram o governador Franco Rabelo.
Revolta da Chibata ,liderada por João Cândido, o “Almirante Negro”;
As classes trabalhadoras, lideradas por anarquistas, iniciavam movimentos grevistas em São Paulo. Manifestação operária em SP ocorrida em 1917
Cinco dias após a aprovação da lei, é criada a Liga Contra a Vacinação Obrigatória. O medo de morrer por causa da vacina não é o único motivo que inflama o povo. Os agentes de saúde teimam em inocular as mulheres na perna, o que é considerado um atentado sério ao pudor. O decreto que regulamenta a vacinação obrigatória vaza para a imprensa e é publicado num jornal em 9 de novembro. No dia seguinte, 10 de novembro de 1904, a tensão finalmente explode.
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS O ESTILO ART NOUVEAU (ARTENOVA), EMPREGADO POR MUITOS ESTUDIOSOS, É UMA REAÇÃO À IMITAÇÃO DO ESTILO GÓTICO E DO RENASCENTISTA
ALBERTO NEPOMUCENO INTRODUZ OS MODERNOS COMPOSITORES ERUDITOS EUROPEUS NO BRASIL
A MÚSICA POPULAR (MAXIXE, MODINHA E TOADA) COMEÇA A SER OUVIDA NOS SALÕES ELEGANTESCO mais importante centro de divulgação da música popular carioca da virada do século era o teatro de revista, ou revista de ano, palco canalizador das novas composições populares e de lançamento das músicas carnavalescas – só perdendo este status com o advento do disco e do rádio.
O CARNAVAL COMEÇA A SE FIRMAR COMO A PRINCIPAL FESTA POPULAR DO RIO DE JANEIRO
“Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR ROSA DE OURO É QUEM VAI GANHAR” Chiquinha Gonzaga - 1991
· CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO- RUPTURA COM O PASSADO DENÚNCIA DA REALIDADE BRASILEIRA- REGIONALISMO -TIPOS HUMANOS MARGINALIZADOS- LIGAÇÃO COM FATOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
PRINCIPAIS OBRAS EREPRESENTANTES- OS SERTÕES, de Euclides da Cunha (relato sobre a Guerra de Canudos) Linguagem cientificista, Teorias deterministas (o homem é fruto do meio em que vive), Obra dividida em três partes : A terra, O homem, A luta
Igreja do Bom Jesus ou Nova, arrasada pela artilharia expedicionária. Como trincheira, cairá somente dias antes do término da guerra.
O Conselheiro exumado após 13 dias do sepultamento.
· CIDADES MORTAS e URUPÊS, DE MONTEIRO LOBATO- PASSAGEM DO CAFÉ PELO VALE DO PARAÍBA PAULISTA.LINGUAGEM PRÓXIMA DA COLOQUIAL, PRESENÇA DO CAIPIRA PAULISTA (JECA TATU)
TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO- RETRATO DO GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO E DA REVOLTA DA ARMADA- LINGUAGEM PRÓXIMA DA LÍNGUA FALADA DA ÉPOCA- PERSONAGENS MARGINALIZADOS, IGNORANTES E OPRIMIDOS
EU, de AUGUSTO DOS ANJOS- Linguagem cientificista- naturalista, Emprego de palavras não-poéticas, Pessimismo e angústia em face dos problemas e distúrbios pessoais
FONTESn PEREIRA & PELACHIN, Helena Bonito e Marcia Maisa. Português Na trama do texto. Ensino Médio. Ed. FTDn TERRA, ERNANI. Português para o Ensino Médio. Vol. Único. Ed. Scipionen www. Google.com.br
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