terça-feira, 13 de setembro de 2016

Crônicas do Dia - Apóstatas - Veríssimo


Este é o problema com polemistas. Ter que manter suas posições, independentemente das evidências

11/09/2016 -


Christopher Hitchens era um jornalista inglês que morava nos Estados Unidos. Ele e outro expatriado, o escocês Alexander Cockburn, eram os principais colunistas da revista “The Nation” e tinham inatacáveis credenciais de esquerda. Mas chocaram seus pares e seus leitores com posições surpreendentes, Hitchens apoiando a invasão do Iraque pelos americanos e Cockburn garantindo que o aquecimento global era uma mentira sustentada pelo lobby da energia nuclear.

Os dois morreram sem renegar suas respectivas apostasias. Hitchens provocou outra surpresa com um ataque à Madre Teresa de Calcutá, a quem acusou de praticar um tipo de misericórdia pouco misericordiosa e promover o fundamentalismo e o fanatismo da Igreja. Para Madre Teresa, segundo Hitchens, a caridade cristã consistia em convencer os pobres e os doentes terminais de que sua miséria era a vontade de Deus, enquanto sua pregação e seu exemplo solapavam iniciativas sociais para acabar com a pobreza e a doença sem depender de milagres.

Hitchens também criticava o fato de Madre Teresa ter aceito doações da família Duvalier, que dominava o Haiti, em troca da defesa daquele regime ditatorial, e mais de um milhão do financista americano Charles Keating antes de este ser condenado por estelionato. Cockburn alegava que o pânico espalhado pelas notícias sobre o envenenamento ambiental causado pela queima de combustível fóssil era parte de uma campanha orquestrada.

Não haveria aquecimento global com suas previsíveis consequências — catástrofes climáticas, inundações etc. — porque seria tudo invenção do lobby nuclear, para promover a energia limpa. A campanha seria tão abrangente porque não faltaria dinheiro para comprar adesões, inclusive de cientistas respeitados.

Hitchens nunca explicou bem sua opinião sobre a guerra do Iraque, que começou com uma mentira e terminou com um fracasso. O próprio Bush reconheceu que não havia razão para invadir o Iraque, a não ser pela pequena vitória de pegar o Saddam. Quanto à Madre Teresa, concordar ou não com o Hitchens depende do que você pensa da santidade.

A Igreja deu seu veredicto, e a santificou oficialmente. Cockburn também morreu sem mudar de opinião — apesar de todas as evidências em contrário. Este é o problema com polemistas. Ter que manter suas posições, independentemente das evidências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário