segunda-feira, 6 de junho de 2016

Artigo de Opinião - Solução temporária - Ricardo Vieira Alves - Reitor da Uerj



Há cerca de cinco anos introduziu-se no país a reserva de vagas nas universidades brasileiras. A Uerj foi a primeira a instituir essa política, através da lei aprovada na Alerj. Há hoje muita discussão sobre este tema e, ainda bem, haverá de ocorrer muito mais. O centro do debate está situado na decisão de criar uma reserva de vagas para a população negra brasileira. Estamos incorporando soluções americanas para os brasileiros? Estabelecendo uma política de racismo às avessas no país?

São questões relevantes, mas insuficientes para a análise criteriosa do debate. É um fato que a política de cotas promove um ato de desigualdade com o objetivo de promover e principalmente acelerar a igualdade. O Brasil teve quase quatro séculos de escravidão e, desde a instituição da República, não fez o “dever de casa” republicano. Dever de promover a igualdade e inserir a população negra descendente de escravos na condição de cidadãos.
As trágicas constatações feitas por pesquisadores do IPEA, associam o indicador de cor aos piores indicadores sociais do Brasil em escolaridade, condições de moradia, consumo de bens e salários, demonstram que não houve uma inserção definitiva dessa população nos valores e direitos da República. A política de cotas é um ato de força para acelerar um processo que, se não for feito, pode nos legar uma série significativa de gerações perdidas.
Não desejo que seja uma política permanente. A manutenção de políticas de cotas denuncia que o processo de inserção da população negra na sociedade brasileira não ocorre u. (...).
Tivem os coragem para instituir e é preciso que haja a mesma coragem para desfazer. Por isso é imperativo que Estado e sociedade acompanhem o desenvolvimento o desenvolvimento dessa política. Para tal, a partir do segundo semestre, a Uerj, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, fará uma avaliação profunda do sistema, apresentando, com total transparência, os dados para todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário