quarta-feira, 18 de maio de 2016

Crônicas do Dia - Falta falar de educação

OBrasil passa por uma forte crise política e econômica e causa espanto não se mencionar a educação nas discussões sobre as origens da crise e sobre as possíveis saídas dela. A crise política é imediata e aguda, mas a educacional é antiga e de proporções alarmantes. Pouco se fala sobre as relações entre uma educação sólida e um país desenvolvido, com democracia, liberdade e justiça.




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Uma educação de qualidade é libertadora e transformadora. Ela ajuda a formar pessoas informadas, críticas e criativas, e desta forma, ajuda a criar um país com condições de diminuir suas injustiças e desigualdades, e com maior capacidade de resolver problemas. Além disso, é fácil se verificar que há uma relação forte entre o PIB per capita e o nível de educação.

Podemos pensar que no Brasil existem três elites: econômica, política e intelectual. Interessante se notar que a elite econômica não é a elite intelectual. E neste momento de crise só a elite econômica e a política têm influenciado diretamente as decisões. No entanto, a educação do povo está na base da construção de um país. O problema é que o Brasil não valoriza a educação e nem os seus professores, como demonstrado pelos baixos níveis salariais dos docentes, que estão entre os piores do mundo.

Para se atingir o patamar de um país educado, deve-se compreender a educação como um processo contínuo, que vai desde a creche, passando pelo ensino fundamental, médio, superior, e que inclui a pesquisa básica e aplicada. É importante não se dissociar o ensino da pesquisa, e nem se subestimar o papel das universidades na criação do conhecimento.

Por exemplo, as cotas de acesso às universidades públicas foram criadas para corrigir a curto prazo as desigualdades de oportunidades, mas não podem ser as únicas ações neste sentido. Só com políticas a longo prazo de melhoria do sistema educacional é que todos os jovens terão como terminar o ensino médio com iguais condições de acesso ao ensino superior e, assim, se corrigir distorções históricas.

Algumas decisões podem fazer a diferença. A primeira é garantir a vinculação da receita de impostos para a educação, prevista na Constituição. A segunda é destinar um maior percentual do PIB para a educação e a pesquisa. A terceira é termos como ministro um profissional da área, e não um político. Outros investimentos fundamentais seriam em programas de capacitação de professores de forma continuada, como os representados pelos mestrados profissionalizantes para professores do ensino médio; na valorização dos professores através de reais aumentos salariais; na melhoria da infraestrutura de escolas e universidades; em programas de formação técnica; em projetos que levem em conta diferenças regionais; e em uma aproximação entre universidades e empresas. Fundamental mesmo é se olhar o assunto como prioridade nacional e como uma saída segura para a atual crise e para o futuro do Brasil.

Claudia Mermelstein e Manoel Luis Costa são professores da UFRJ



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