sexta-feira, 18 de março de 2016

Por que os jovens não gostam de ler Machado de Assis ?


O meu trabalho de vendedor de livros me proporciona conhecer e conversar com muitas pessoas diariamente. Ouço o dia inteiro suas histórias, solicitações, críticas e dúvidas a respeito do “Mundo Literário”.  Na última sexta, parado no ponto a espera do ônibus, fiquei reparando no diálogo entre duas jovens que aparentavam ter 18 anos cada uma. Elas estavam discutindo a respeito dos livros do Machado de Assis. Para resumir: diziam não entender como alguém conseguia ler algo tão chato e enfadonho, e que aquele tipo de livro, mais afastava do que atraia as pessoas para a leitura, e por aí vai… Pensando nesta questão, resolvi perguntar: por que a maioria dos jovens não gostam de ler Machado de Assis?


O meu primeiro contato com a obra do “Bruxo do Cosme Velho” (como era conhecido), foi aos 8 anos na 2ª série do antigo primário. Na época a professora nos pediu para comprar “O Dom Casmurro”, que após a sua leitura teríamos uma prova. Me recordo que li o livro “aos trancos e barrancos”, não entendi nada, aliás, ninguém entendeu. Quase a sala inteira tirou nota baixa, além disso, fiquei traumatizado, e demorou muito tempo para que eu voltasse a por as mãos em outro livro do Machado de Assis. Isso só veio a acontecer na minha fase adulta e como vendedor de livros. Procurei fazer a releitura de todas as suas obras, já com um embasamento crítico e analítico mais apurado, adquirido com a experiência e a leitura de outros autores clássicos e livros semelhantes.
A mesma situação acontece com as famigeradas listas pré vestibulares. O aluno (principalmente de escola pública), passa toda sua vida escolar sem ser apresentando a leitura, muitos nunca ouviram falar de: Carlos Drummond de Andrade, Guimarães RosaGraciliano RamosJorge Amado e por aí vai. Ao fazer sua inscrição para o vestibular, é exigido que ele leia os grandes clássicos destes e de outros autores. Ler, eles leem, pois têm o objetivo de passar na prova, já entender o que leram… aí é outra história… Você acha que estes “alunos” após a leitura obrigatória destas obras, vão querer saber de ler Machado de Assis e autores clássicos novamente, é claro que não, vão fugir deles como um diabo foge da cruz. 
No entanto, a maior parte da culpa por esta negligência aos nossos autores clássicos, e principalmente ao Machado de Assis, deve-se ao governo, que não prepara os jovens para irem iniciando gradativamente na leitura destas grandes obras. Não tem lógica uma criança de 8 a 10 anos ter que ler um livro, em versão integral, de qualquer um destes autores, é óbvio que ela não vai entender nada, e o pior, é capaz desta criança se afastar de vez da leitura, por achar que todo livro é de difícil entendimento como aquele que lhe foi sugerido. O problema não está no livro, e sim na falta de interesse e habilidade do Estado, escola e professor em indicarem um livro que tenha mais a ver com a faixa etária de cada criança. A editora Escala Educacional, por exemplo, tem em seu catálogo a versão adaptada e separada por idades, de vários grandes clássicos da Literatura estrangeira e nacional. 
Começar com uma adaptação, vai fazer com que esta criança ou adolescente, criem por conta própria, o interesse na leitura dos nossos grandes autores. Eles vão perceber, que ao contrário do que pensavam, o entendimento destas obras não é tão inacessível e complicado quanto parecia ser. A dose só precisa ser administrada em pequenas quantidades e ir aumentando de forma gradativa, com a evolução e maturidade crítica adquirida ao longo das leituras. Com o tempo, e a aquisição de um senso analítico mais apurado, logo, estes leitores estarão desbravando as páginas das obras dos Grandes mestres da Literatura Mundial, e dentre eles, é claro: Machado de Assis. Quando estes jovens chegarem na idade de prestarem vestibular, vão tirar a lista de leitura obrigatória de letra, pois já terão tomado posse de uma boa base e senso literário. Isso lhes proporcionará fazer uma leitura prazerosa das obras, facilitando o seu entendimento e aumentando a perspectiva de terem boas notas nas avaliações propostas.
Quero deixar bem claro que esta postagem não é uma crítica e nem generalização aos jovens, até por que conheço adolescentes de 15 anos que já leram muito mais clássicos e livros do Machado de Assis do que eu. A minha intenção aqui foi a de chamar a atenção dos nossos governantes para um erro que vem ocorrendo há muito tempo e que se não for corrigido, além de diminuir o interesse das nossas crianças e adolescentes na leitura, formará uma geração cada vez mais alienada, sem opinião e descompromissada com a cidadania, desenvolvimento e futuro do Brasil.
E você o que achou da postagem? Concorda, não concorda. Já leu algum livro do Machado de Assis?
Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco, valorizando ainda mais o tema aqui proposto.
 
Um abraço e boas leituras!!!


http://www.ovendedordelivros.com.br/2011/05/por-que-os-jovens-nao-gostam-de-ler.html

Wellington Ferreira é um vendedor de livros extremamente apaixonado pelo que faz. Não consegue se imaginar mais vivendo longe deles. Além disso é blogueiro, corintiano, corredor e divulgador de livros de novos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário