segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vestibular e Leitura

Quem está se preparando para o vestibular deve permanecer ciente dos fatos da atualidade, do cotidiano, pois esses assuntos tornam-se fortes temas para redações, além de serem apresentados e exigidos nas questões das provas.


A leitura é uma forma de adquirir esses conhecimentos e o aluno pode conseguir bons resultados através do contato com revistas e jornais de circulação nacional.
Manter em dia esses conhecimentos é de fundamental importância, já que trazem uma visão panorâmica do mundo, podendo o leitor construir uma análise crítica acerca dos problemas sociais existentes, bem como manter-se atualizado com as informações que a mídia oferece.
A leitura também proporciona ao estudante uma forma de escrita mais desenvolvida. Quem lê mais, escreve melhor, pois consegue distinguir as regras ortográficas, de concordância, deixando seus textos com mais coerência e clareza.
Além desse tipo de leitura, o estudante também deve fazer as leituras obrigatórias para o vestibular, normalmente constituídas da literatura brasileira. Dentre os principais autores temos Machado de Assis, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Lima Barreto, Gonçalves Dias, dentre vários outros.
Outro tipo de leitura exigida nessas provas são as imagens. Hoje em dia é comum aparecerem ideias em forma de desenho, com informações de relevante seriedade, para que sejam analisados pelos vestibulandos. São gráficos, mapas, fotografias, cartuns, caricaturas, dentre outros, a fim de que possam ser interpretados. Esses últimos trazem uma forma crítica e/ou satírica fazendo referência a fatos sociais importantes ou a personalidades, geralmente ligados à política do país.
O importante é que esses elementos de acréscimo cultural não sejam valorizados somente na época do vestibular, mas ao longo da vida estudantil, a fim de que o aluno consiga obter uma visão acerca do mundo, conseguindo atingir as médias exigidas para aprovação.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/vestibular-leituras-importantes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário