sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como impor limites ?


VOCÊ SENTE DIFICULDADE EM SER FIRME? 

Seis regras básicas para enfrentar esse momento de dizer o NÃO. 


1-Estabeleça uma relação de sinceridade, confiança e amor. Seja presente na vida de seu filho, conquiste a sua confiança, estabeleça uma relação de amor e sinceridade... a partir daí tudo fluirá de forma positiva. 

2-Diga não quando necessário. Seu filho não vai deixar de gostar de você por causa disso, pelo contrário... 

3-Seja coerente. Se for necessário dizer não ao seu filho por alguma razão, essa atitude deverá valer sempre. Não dá para dizer não, hoje, e amanhã pela mesma razão, você dizer um sim. Assim você estará sendo incoerente e isso vai confundir muito seu filho. Se a mãe diz que sim, o pai concorda. E vice-versa. Discutam depois suas razões. 

4-Não recue. Pense bem antes de dizer um NÃO, só diga se realmente não for possível realizar o desejo da criança. Caso contrário, use do recurso do vamos ver filho, quem sabe amanhã, hoje já está muito tarde... A criança se sente insegura se as ordens não são para valer. 

5-Seja firme. Quando for necessário dizer Não, seja firme. Não fique com sentimento de culpa e não se impressione se seu filho testar os seus limites. Tente explicar as suas razões...você só não vai poder recuar. 

6-Exerça a autoridade. Nada de dizer: quando seu pai chegar você vai ver... (ou vice versa). Com isso você perderá totalmente a sua autoridade. 

DICAS fundamentais PARA os ADULTOS que convivem com crianças:
EXERCER SEMPRE A COERÊNCIA E A FIRMEZA COM TERNURA.
As crianças percebem as coisas e entendem muito mais do que imaginamos. 

*LAVINIA MACHADO DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário