sábado, 6 de maio de 2017

Crônicas do Dia - O jogo da Baleia Azul - Walcyr Carrasco

O que dá sentido à vida é acreditar em algo, ter desejo de conquistar, viver um amor. Ofereça a seu filho um sonho

WALCYR CARRASCO
02/05/2017 

Entrou no prédio, que já conhecia. No elevador, apertou o botão do último andar. Lá, abriu uma porta de serviço, subiu uma escadinha. Chegou ao heliporto. Aproximou-se do beiral. Contemplou a cidade mais uma vez. Olhou para o céu. Respirou fundo. Ergueu os braços marcados por cicatrizes, num gesto de libertação. E se atirou. No corpo destroçado, o símbolo do jogo da Baleia Azul. Tinha apenas 24 anos.

A história, real, foi narrada por uma professora. Em sua classe, a prima do rapaz já ostenta as primeiras cicatrizes nos braços. Acredita-se que o jogo da Baleia Azul tenha sido iniciado na Rússia e de lá se espalhado pelo mundo. No Brasil, é motivo de conversa em rodas de adolescentes. Propõe uma série de tarefas. A final é o suicídio. Como funciona? Convidado pela internet ou por uma rede social, o participante recebe as tarefas de um mentor não identificado. Começa por escrever uma sigla com cortes, na palma da mão, e enviar a foto ao curador. Em seguida, assistir continuamente a filmes de terror, na madrugada. Filmes indicados pelo curador, que fará perguntas sobre as cenas. O estado psicológico já alterado permite a terceira tarefa: cortar o braço com uma lâmina. Três cortes grandes, sobre as veias. Enviar foto. Simbólica, na quarta tarefa o participante desenha, também à lâmina, uma baleia azul no braço. A partir daí as tarefas se sucedem, sempre estimulando a obediência irracional. Em uma delas, o curador pergunta qual é o maior medo da pessoa. Em seguida, dá instruções para enfrentá-lo. Em outra, exige que o participante suba em um telhado de madrugada, o mais alto possível. Cortes nos lábios e automutilações variadas entram na sequência. O encontro com outro jogador do Baleia Azul é organizado pelo curador. Há tarefas secretas, enviadas de acordo com o desempenho do participante. Em certo momento, define-­se o dia da morte.

Há casos no país com indícios muito fortes de ligação com o jogo. Uma garota atirou-se numa represa, em Mato Grosso. Segundo informações que circulam pela internet, 130 jovens morreram na Rússia por causa do jogo. Suicídio é o assunto do momento, não é? Pelo menos desde o sucesso da série 13 reasons why (13 razões por quê), em que uma garota narra os motivos que a levaram a causar a própria morte. Publiquei um comentário no Instagram sobre o Baleia Azul. Duas professoras responderam mencionando casos que conheciam diretamente. Outros comentários demonstravam que as pessoas já sabem do que se trata. A surpresa de muitos é: como os pais não percebem? Imagine que seu filho está se mutilando. Muda o comportamento. Você não vê?

Em muitos casos, realmente não. Pais e mães que trabalham fora muitas vezes têm um contato rápido com os filhos no dia a dia. Estão acostumados com adolescentes que querem ter sua própria vida. Liberdade. Não desconfiam das mangas compridas. Dos filmes estranhos. Nem sabem o que se passa na cabeça deles. Mas é ainda pior. E se pais, professores souberem e tentarem convencer o participante a desistir? É possível? Não é tão simples.

Uma vez que o participante entra no jogo, sua vida é devassada por hackers. Não se engane! São hackers muito bons. Conversei com um ator jovem que pensou em participar, mas não foi adiante.

– Eles ameaçam destruir a família por meio da internet. Sabem tudo sobre o pai, a mãe. Quando alguém entra, tem de ir até o fim.

Imagino que possa ser pior. Será loucura pensar que um participante possa receber a missão de matar outro, dando aparência de suicídio?

É tétrico, tenebroso. A pobre baleia azul tornou-se o símbolo do jogo porque encalha – como a própria baleia faz isso, dá uma aparência de suicídio. Imagino que participar do jogo gera uma relação de pertencimento, essencial para o adolescente. As 50 atividades não só provocam mutilação, mas uma obediência cega. Dão status à ideia de morte, numa fase da vida em que pouco está delineado, angústias são muitas e suicídio pode parecer uma solução. Mas também é sintomático de uma sociedade em crise de valores. De ideais e sonhos. O que dá sentido à vida é acreditar em algo, ter desejo de conquistar, viver um amor. Romeu e Julieta se matam justamente quando o sonho de viver juntos parece ter sido destruído. Se o amor não pode existir, melhor morrer. Você quer evitar que seu filho jogue Baleia Azul? Ofereça a ele um sonho. Um motivo para viver.

É um problema urgente. Neste exato momento, um jovem pode estar entrando num prédio e apertando o botão do elevador para o último andar...

7 comentários:

  1. Eu acho que este caso "Baleia Azul" e só uma faxada para as pessoas que já pensão no próprio suicídio, por que uma pessoa feliz vai querer joga este jogo que leva ao suicídio?
    Mais pelo um lado o jogo "Baleia Azul" faz o jogador a fazer vários desafio com uma intenção de sabe se o jogador vai querer morre mesmo, por que o "curado" ia fazer o jogador a cometer suicídio para que? o "curado" ia ganha oque com isso?

    Esse jogo não faz sentido

    ALUNO: Ricardo Gomes
    TURMA: F9-103
    ESCOLA: Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão

    ResponderExcluir
  2. De acordo com minha vivência, posso afirmar que muitas das vezes, assim como dito, há um grande problema direcionado aos pais.
    Dialogo. É claro que a maioria dos pais trabalham e não podem dar a devida atenção aos filhos, porém isso não pode afetar tanto a conversação com os filhos, a ponto um ponto tão drástico como cometer suicídio ou automutilação.
    Acredito que tudo se faz com um bom dialogo, pois pense bem, filhos são “criados para o mundo”, e adolescentes são como areia da praia, se apertar muito em sua mão, escapolem pelos dedos, e se abrir totalmente as mãos elas caem. Não adianta guardar em um casulo, por isso a importância da conversação, apresentar os melhores caminhos e orienta-los sobre eles, e mesmo assim, no fim a escolha será sempre deles.
    Adolescência, logo em uma das fases mais conturbadas, onde sofremos aumento de responsabilidade, hormônios, cobranças, escolhas que determinam nosso futuro, existem pais irresponsáveis que deixam seus filhos a deriva, nesse mundo tecnológico, se afogando, sendo bombardeados pelo mundo real.
    Já percebeu como os adolescentes estão mais fracos hoje em dia? Somos prematuros, ingênuos, fracos, incapazes de lidar com uma frustação qualquer, vendo como a única saída o suicídio.
    Pais, sejam pais, se possível “chatos e rabugentos”, façam de seus filhos pessoas fortes, incapazes de se influencias facilmente, impossibilitados de ver o mundo cinza e pensar que não há mais sentido em viver , sejam amigos de seus filhos, exija respeito, pois é melhor você vasculhar o celular, do que um doente mental vasculhar a mente dele.


    Ana Clara do Couto -F9103-

    ResponderExcluir
  3. Camila Ferreira - F9103 - Maria Isabel Damasceno Simão16 de maio de 2017 às 06:52


    N




    Camila

    Na minha opinião, o jogo baleia azul é apenas um "empurrão" que ajuda as pessoas que estão sentimentalmente acabadas, esse jogo alicia as pessoas usando frases, músicas e a mídia para fragilizar as pessoas ainda mais do que estão.
    As pessoas se iludem muito fácil ,acabam criando coisas na própria cabeça , acabam gritando em silêncio, pedem socorro mais não são ouvidas.
    Então acabam fazendo de tudo para chamar atenção,e vêem no jogo uma "saída " para acabar com os problemas.
    Eu acho que nunca sem a ajuda do jogo eles fariam isso.

    Camila Ferreira - F9103
    Maria Isabel Damasceno Simão

    ResponderExcluir

  4. Como alguém teria coragem de tirar a própria vida? na minha opinião, a pessoa para tirar a própria vida tem que estar com o emocional totalmente fragilizado, como assim fragilizado Vanessa ? é que as pessoas são feitas de emoções,e sendo elas Boas ou ruins afetam o nosso cotidiano.
    Vivemos em um mundo que infelizmente as pessoas não se importam mas com as outras, elas só se importam consigo mesmo e nem por completo, ligam apenas para o o exterior o interior fica de lado e quanto menos cuidamos mas degradado ele fica, e chega um momento em que não se pode mas voltar atrás, reparar o erro cometido, mas que erro é esse Vanessa ? é o erro de não estimularmos o nosso interior ,de apenas ligar para a "capa", e o conteúdo fica de lado .
    Mas quando que o jogo entra nessa história ? ele entra agora ,pois quando estamos acabados a tendência é se acabar mais , e o jogo chega e destrói o pouco que resta da nossa alma .
    Levando a pessoa a chegar em um
    nível crítico, onde ela se encontra no fundo do poço, e vê no jogo uma facilidade para fazer aquilo que já tinha vontade, mas não possuia coragem , o jogo da a coragem que ela precisa e assim ela comete o erro de dar seu suspiro final .
    Vanessa Ramos - F9103
    Maria Isabel Damasceno Simão

    ResponderExcluir
  5. No meu pensamento o jogo da baleia azul não se passa de uma "imaturidade",pessoas que tem mente vazia,porque quando você tem algo importante e de valor pra você fazer, você não vai perder seu tempo com uma brincadeira que te ferira,por mais magoado,entristecido e sentido que você esteja, e acho que uma das culpas são de nos mesmo, que muita das vezes não nos importamos com as pessoas,não perguntamos se elas estão bem, se a noite foi boa,se a família tá bem,temos que ser responsáveis pelos outros sim,pois quando temos alguém que amamos muito temos que ter responsabilidade sobre ela, e segunda culpa vem da própria pessoa por que?
    -Porque são pessoas que muitas das vezes se deixam levar por outros e por seus pensamentos infelizes,que muita das vezes nos fazem pensar coisas que não vem da gente, vem de nosso abalado tal vez, mais enfim o jogo da baleia azul é sim um jogo absurdo mais um jogo para pessoas que não tem o amor de outros e pessas imaturas.

    Anderson Fourny F9-103

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes o adolescente se sente sozinho , isolado, depimido . Confesso muito de nós somos " cabeças duras " , não ouvimos a melhor opção e acabamos por ficar com a pior . Praticamente todas as vezes em que a gente se apaixona somos profundamente magoados , causando traumas e uma série de dificuldade .
    Nessa fase perigosa da vida que é a adolescência , somos frágeis, presas fácies para " predadores " espertos , esse novo jogo " baleia azul " ( se dar pra chama algo assim de jogo ) com o único intuito de provocar a nossa própria morte , vem ganhando destaque entre aqueles que ja não sabem mais a quem recorrer.
    O adolescente assustado descide participar e se encontrar em um beco sem saída , sem poder voltar , o jogo continua seguindo , e cada fase que passa ele vai ficando mais desafiador até a última etapa : SUICÍDIO.
    Sabe com a adolescência ganhamos responsabilidades e compromissos de uma hora para outra , vários problemas surgem , porém não se deve abalar . Converse com alguém, seja da sua família ou com um amigo seu , nada melhor que desabafa . Não ligue se alguém te diminuir pois os fracos tiram vantagem dos outros para se sentirem melhor , mas na verdade são eles quem necessitam de ajuda .

    Jonathan Uilian Silva Maciel
    - F9-102 -

    ResponderExcluir
  7. Nos dias de hoje a fase da adolescência está muito mudada, os meus pais dizem que antigamente na adolescência não existia violência como existe hoje e nem muito menos rede social par se perder o tempo como nós perdemos hoje, hoje somos completamente manipulados por jogos,redes socias,site de encontros e etc... Muitos adolescentes se deixam muitas das vezes levar por amigos, as vezes esses amigos só estão na sua vida pra te derrubar, por isso muitooos dos adolescentes jogam esse jogo porque amigos falam pra você jogar e eles jogam,mais não é tão simples assim,esse jogo como dizem te ameaça, te faz fazer coisas que você talvez não queira,então temos que começar a analisar o porque de "adolescentes" jogarem este maldito jogo.
    O que está acontecendo com nós adolescentes? as vezes nao temos o que queremos e isso nos leva a cometer erros fatais e as vezes até mortais, em minha opinião o jogo da baleia azul só é jogado por adolescentes que nao tem o diálogo com pessoas inteligentes e por uma porcentagem de culpa de seus responsáveis

    Pedro Leona
    Turma F9-103

    ResponderExcluir