terça-feira, 9 de maio de 2017

Artigo de Opinião - Sem medo do que somos


Quase 130 anos depois da Abolição, os herdeiros dessa população abandonada continuam em busca de oportunidades que não lhes dão

07/05/2017 
Cacá Diegues, O Globo


Para melhor entender quem somos, é preciso saber de onde viemos, mesmo que a origem não confirme nossos sonhos. A recente exibição de “Terra em transe”, de Glauber Rocha, no Cine Odeon, celebrando os 50 anos de lançamento do filme, nos mostrou bem isso, com personagens e situações históricos que se repetem ao longo do tempo, até hoje. No caso, o Brasil vive plagiando “Terra em transe”.

Agora, no próximo dia 13 de maio, celebraremos 129 anos da assinatura da Lei Áurea, o documento formal que aboliu a escravidão no Brasil. E nós ainda nos iludimos com os mitos que cercam a Abolição, ainda tratamos o acontecimento com um lirismo patriótico que ele não merece.

O Brasil foi o último país ocidental a abolir a escravidão, assim como foi um dos últimos países desse lado do mundo a entrar na era industrial. Uma coisa tem muito a ver com a outra. Da Independência à República, nossa economia se resumia a produtos agrícolas, da cana-de-açúcar ao café, sob o poder absoluto dos senhores de terras. A base desse sistema econômico era a escravidão, um costume social que encontrou no Brasil seu apogeu no Ocidente.

Mais de quatro milhões de negros, trazidos da África como escravos, serviram àqueles senhores como força de trabalho, desde o período colonial. As leis que precederam à Abolição, libertando os sexagenários e depois os recém-nascidos, não passaram de uma cruel esperteza dos que exerciam o poder de fato. Com essas leis, os barões latifundiários se livravam do sustento de velhos e crianças que, por não trabalharem, não tinham nenhum valor econômico para o negócio deles.

Quando a Abolição se tornou politicamente inevitável, eles ainda fizeram com que a Lei Áurea não os obrigasse a qualquer tipo de indenização aos ex-escravos, como havia acontecido recentemente nos Estados Unidos de Abraham Lincoln. Que cada liberto se virasse com o que tinha. Isso é, nada.

A imensa população de negros, agora livres, teve que escolher entre seguir servindo a seus senhores apenas por moradia (senzala) e alimento (restos), ou ir para as estradas em busca de mais nada. O governo os punha nas ruas, somente com o ilícito e o crime como recursos para sobreviver. Enquanto isso, no ano seguinte ao da Lei Áurea, os senhores de terras se vingavam da Abolição com um golpe de Estado que proclamava a República e lhes permitia seguir controlando o país. A oligarquia de sempre fazia sua passagem do Império para a República, sem mudar nada. Ou só mudando as aparências, a decoração do trono.

Quase 130 anos depois, os herdeiros dessa população abandonada continuam em busca de oportunidades que não lhes dão, tendo que encarar a violência para sobreviver no campo, nas periferias e nas favelas do país. E ainda devem ouvir, como ouviram esta semana, um secretário estadual de Segurança Pública dizer que a política de pacificação das UPPs foi “uma tentativa ousada demais (...) de levar a paz a todas as áreas, inclusive as mais carentes”. Ou seja, “carente” (?) tem mais é que se virar sozinho, na fome ou na porrada.

Mas foi essa população que, marginalizada e oprimida, produziu uma cultura que acabou por representar o Brasil como nação. Uma cultura inventada pelo raro milagre da mestiçagem.

O Brasil não é um país multicultural, onde cada manifestação de criação artística ou de hábitos sociais se passa num espaço reduzido que não se mistura com o outro. Não é isso o que queremos ser. Vivemos a experiência e a esperança de uma vida nova, em que a redenção dos herdeiros da escravidão está na mistura que sempre cantamos e almejamos praticar. Mulatos e mulatas são os nossos heróis preferenciais.

Em recente e brilhante ensaio, “Brasil, iluminai os terreiros”, o antropólogo baiano Antonio Risério diz que “sob a pressão do poder puritano branco, as religiões negras foram destruídas nos Estados Unidos. Por isso, Martin Luther King foi um pastor protestante e não um babalaô, senhor das práticas divinatórias de Ifá. (...) Lá, a destruição; entre nós, a sobrevivência. (...) Porque aqui a mescla foi total. Não houve apenas o fato biológico da miscigenação, mas o reconhecimento social e cultural das misturas, que é o que define a mestiçagem (...) Nossa mulataria é incontornável. (...) Combater o sincretismo é combater o que há de mais rico na vida, que são as trocas de experiências e de signos”.

Um dos mais belos momentos do cinema brasileiro contemporâneo está em “Joaquim”, filme de Marcelo Gomes (corram para ver, antes que a ignorância do mercado o tire de cartaz). Nele, em meio à vegetação do cerrado, uma jovem negra cata piolhos nos cabelos encaracolados do alferes, nosso futuro Tiradentes. Aí estão os elementos fundamentais da construção de nosso povo. Inclusive os piolhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário