segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Artigo de Opinião - O Brasil interino de Temer contra o útero do povo

Por Gilberto Felisberto Vasconcellos

No Brasil do golpista Michel Temer, a ofensiva de direita traz reflexos danosos no processo histórico. Equívoco considerar que o alvo do impiti é interromper a investigação da Polícia Federal. Esta não tem por missão avançar a história. O governo passa, a polícia continua, de modo que a lógica burocrática é o determinante e não o que é investigado. Mídia, polícia e Judiciário podem divergir em aspectos secundários, mas na essência concordam quanto aos interesses econômicos da burguesia nacional e internacional.


A burocracia jurídica não constitui uma classe social, nem atua à margem dos grupos economicamente dominantes. Organizada e centralizada no mesmo nível hierárquico do Exército, a burocracia policial e jurídica serve às classes dominantes, e pode às vezes agir não em sintonia com quem está no governo. A sociologia chapa-branca passou a década de 1980 vociferando que o regime das classes sociais era débil em comparação com a burocracia do Estado da ditadura de 1964.

A sociedade civil é condicionada pelo burocratismo privilegiado de quem governa e garante a ordem. Sua importância sobressai quanto mais inorganizada é a classe dos trabalhadores e oprimidos. O PT vacilou em não fortalecer em termos políticos essas camadas sociais. As instituições da burguesia (Fiesp, sobretudo) e os seus partidos políticos (PMDB e PSDB) exageraram o potencial proletário do PT com a crise sem-fim do capitalismo monopolista. Com o objetivo de explicar o impiti, há que deixar de lado o pensamento formalista sobre a causalidade múltipla, elidindo a causa principal, que se encontra na cobiça imperialista de se apropriar da fonte energética substitutiva do petróleo.

A Petrobrás está no âmago desse processo, não apenas o Pré-Sal internacionalizado, como também o papel dessa empresa na exploração da futura energia vegetal. É fundamental a referência à Escola da Biomassa, cujos principais representantes, Bautista Vidal e Marcelo Guimarães, chamaram a atenção para a natureza dos trópicos como o epicentro energético neste século 21. O imperialismo, do ponto de vista imediato, está interessado em se apossar do Pré-Sal, mas o seu alvo é ir além da matriz fóssil. Por conseguinte, há que se dispor de um governo inteiramente entreguista que assegure a continuidade institucional dessa apropriação energética.

E, quanto a isso, os governos petistas não frearam o capital estrangeiro, todavia a aliança PMDB e PSDB garante a longo prazo – sem sobressaltos – a travessia de uma matriz energética para outra. O regime de exploração do álcool e óleos vegetais será o do agrobiusinis latifundiário for export. Assim, o tampão Michel Temer tem por incumbência implantar medidas econômicas e jurídicas que impeçam definitivamente a utilização nacional dos recursos naturais do maior território intertropical do planeta. O apatetado Michel Temer, político fátuo e vaidoso, servirá como instrumento dessa rapina energética internacional. O superministro da Fazenda, que é também um superburocrata da privatização internacional na América Latina, é o mameluco Henrique Meirelles, cujo alter ego é outro mameluco vende-pátria, Roberto Campos, que foi adversário da Petrobrás.

O papel de Henrique Meirelles, chefiando durante oito anos o Banco Central do governo Lula, será muito mais nocivo para o povo e para o País na era pós-Petróleo, e não por atributos pessoais e subjetivos, mas por causa dos combustíveis na economia mundial. As nações hegemônicas serão proprietárias do sol e da água doce. O impiti de Dilma é menos um ponto de partida do que o desdobramento da crise energética mundial. O bispo Henrique Meirelles almeja entregar às potências capitalistas a Petrobrás de mãos beijadas. Breve é a vida, longa a corrupção.

"O capital estrangeiro vê com bons olhos a Petrobrás corrompida. Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda não veio depois, mas por causa de sua estada no Banco Central. O governo Dilma é uma redundância do governo Lula que ensejou Temer. Um governo para o impiti e um impiti para o governo"
O capital estrangeiro vê com bons olhos a Petrobrás corrompida. Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda não veio depois, mas por causa de sua estada no Banco Central. O governo Dilma é uma redundância do governo Lula que ensejou Temer. Um governo para o impiti e um impiti para o governo. Shakespeare está sendo glosado no avacalhado Senado Federal. A palavra golpe é eufemismo para designar os gangsters do PMDB. Um governante ilegal com o tempo torna-se legalizado e constitucional.

A justiça é musa volúvel. O jurista do PMDB, o doutô especialista em Constituição, como dele diz Lula, é a anticonstituição, o que mostra que isso de Constituição é a preocupação da classe média e conversa para boi dormir. Michel Temer não é o todo, e sim uma parte do todo que se encontra fora do País. A primazia é da economia sobre a telenovela política. Quando da descoberta do Pré-Sal durante o governo Lula, o presidente Hugo Chávez, que infelizmente ficou atrelado ao petróleo como a última forma energética da humanidade, disse que o seu colega brasileiro estava milionário com uma Arábia Saudita no fundo do mar. Era um aviso: o Pré-Sal atiçaria o saqueio do imperialismo.

Desde Nasser nenhuma grande reserva de petróleo permanece imune à cobiça internacional. Esta nem sempre se materializa com invasão armada, pois existem a mídia, o suborno, o Congresso, a Universidade e o Judiciário. O tombo de Dilma se deu justamente por não ter feito nada contra o capital estrangeiro. Paradoxalmente por não ter feito nada, ela caiu. Não se trata de vingança pessoal. Não foi iniciativa de Temer chamar Henrique Meirelles para ser o superministro.

O convite, ou melhor, a incumbência, veio de Houston, de Boston, de Wall Street, talqualmente quando aportou por aqui trazido por Lula. É curioso verificar que, durante o governo do ex-líder sindical, o manager de Boston era tímido, reservado, discreto, ficava na moita; ao contrário de sua aparição bonecosa e exibicionista agora fazendo caras e bocas em entrevistas na televisão.

♦ Gilberto Vasconcellos é jornalista, sociólogo e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário