sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cronologia de Machado de Assis

CRONOLOGIA MACHADO DE ASSIS


1805 – Casam-se, no Rio de Janeiro, Francisco José de Assis e Inácia Maria Rosa, avós paternos de Machado de Assis.
1806 – Nasce, no Rio de Janeiro, o pai de Machado de Assis, Francisco José de Assis. É batizado na igreja de N. S. do Rosário e São Benedito, então sé da cidade.
1809 – Casamento, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel dos Açores, de José e Ana Rosa, avós maternos do escritor.


1812 – Nascimento, em Ponta Delgada, de Maria Machado da Câmara, mãe do escritor.
1815 – Os avós maternos de Machado de Assis, José e Ana Rosa, embarcam para o Brasil, com a filha e um irmão, no movimento de imigração açoriana muito incentivado por D. João VI.
1821 – Nascimento de Maria Inês da Silva, que viria a ser madrasta do escritor.
1838 – Casam-se, no Rio de Janeiro, os pais de Machado de Assis, ele pintor e dourador, ela agregada da chácara da rica portuguesa D. Maria José de Mendonça Barroso, na capela da mesma, no Morro do Livramento.

Machado de Assis, por Cavalcante
1839 - Nasce a 21 de junho, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis, filho legítimo de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado de Assis _ o nome Leopoldina fora por ela adotado no Brasil, provavelmente em homenagem à mãe de D. Pedro II. Nascimento de Casimiro de Abreu e Floriano Peixoto.
1840 – Maioridade de D. Pedro II.
1841 – Nasce a irmã do escritor, Maria.
1845 – Morrem, durante uma epidemia de varíola, a irmã do escritor, de quatro anos de idade, e D. Maria José de Mendonça Barroso, sua madrinha. Aprovação, na Inglaterra, do Bill Aberdeen, declarando piratas os navios negreiros brasileiros.
1847 – Nascimento de Castro Alves.
1849 – Morre, tuberculosa, Maria Leopoldina, mãe do escritor. Nascimento de Rui Barbosa.
1850 – Lei Eusébio de Queirós, proibindo o tráfico de escravos para o Brasil.
1854 – Francisco José, pai de Machado de Assis, casa-se com Maria Inês da Silva. Neste ano, ao que tudo indica, o jovem Machado passa a trabalhar na tipografia de Paula Brito, na atual Praça Tiradentes. Em 3 de outubro de 1854, publicou, no Periódico dos Pobres ― ao menos do que chegou até nós ― o seu primeiro poema, o soneto “À Ilmª. Srª D.P.J.A”. Início da Guerra da Criméia.
1855 – Colabora regularmente com poemas na Marmota Fluminense, de Paula Brito. Nascimento de Artur Azevedo.
1856 – Admitido como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional, exercendo o ofício até 1858. Baudelaire publica Les fleurs du Mal.
1858 - Segue como revisor de provas de Paula Brito. De 11 de abril desse ano até 26 de junho do seguinte, escreve em O Paraíba, de Petrópolis. Colabora igualmente no Correio Mercantil, do qual fora revisor de provas. Chega ao Rio de Janeiro o poeta português Faustino Xavier de Novais, irmão de Carolina, sua futura esposa..
1859 – Passa a escrever regularmente na revista O Espelho, fazendo crítica teatral, mas também em outros gêneros. Traduz, com outros colaboradores, O Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles. Casimiro de Abreu publica As primaveras.
1860 – Entra como redator para o Diário do Rio de Janeiro, onde permanece até 1867. Desse ano até 1875, escreve para A Semana Ilustrada, do alemão Henrique Fleuiss. Morte de Casimiro de Abreu.
1861 - Publica a comédia Desencantos e a tradução da sátira Queda que as mulheres têm para os tolos. Morte de Manuel Antônio de Almeida. Nascimento de Cruz e Sousa.
1862 – Colabora na revista O Futuro, de Faustino Xavier de Novais, e no Jornal das Famílias. Em 31 de dezembro assume o cargo de censor teatral no Conservatório Dramático Brasileiro.
1863 - Publica o Teatro de Machado de Assis, volume que se compõe de duas comédias, O Protocolo e O Caminho da Porta. Nascimento de Raul Pompéia.
1864 – Morre Francisco José, pai do escritor. Viaja até Barra do Piraí. Publica seu primeiro livro de versos, Crisálidas. Inicia-se a Guerra do Paraguai. Morte de Gonçalves Dias.
1866 – Com a morte, no Porto, da mãe de Faustino Xavier de Novais, sua irmã Carolina embarca para o Brasil. Publica a comédia Os deuses de casaca. Publica no Diário do Rio de Janeiro a sua tradução do romance Os trabalhadores do mar, de Victor Hugo, que sai em três volumes no mesmo ano. Em visita a Faustino Xavier de Novais, que apresentava distúrbios mentais, conhece Carolina. Nascimento de Euclides da Cunha.
1867 - Agraciado por D. Pedro II com a Ordem da Rosa, no grau de cavaleiro. Nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial, cargo que exercerá até 1874. Morte de Baudelaire.
1868 - Em fevereiro, em resposta a uma carta aberta de José de Alencar, apresenta ao público o jovem poeta baiano Antônio de Castro Alves.
1869 – Faustino Xavier de Novais morre a 16 de agosto. A 12 de novembro, casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, na capela particular da casa do Conde de São Mamede, no Cosme Velho.
1870 - Começa, a 23 de abril, a publicar no Jornal da Tarde uma tradução, logo interrompida, do romance Olivier Twist, de Dickens. Publica seu segundo volume de versos, Falenas, e Contos fluminenses. Castro Alves publica Espumas flutuantes. Termina a Guerra do Paraguai.
1871 – Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro. Morte de Castro Alves.
1872 - Publica seu primeiro romance, Ressurreição. Faz parte da comissão do Dicionário Marítimo Brasileiro.
1873 - Publica o livro de contos Histórias da meia-noite e a tradução de Higiene para uso dos mestres-escolas, do Dr. Gallard. Nomeado, a 31 de dezembro, 1º oficial da 2ª seção da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
1874 - De 26 de setembro a 3 de novembro, publica, em O Globo, o romance A mão e a luva, editado em livro no mesmo ano.
1875 – Fundação da Gazeta de Notícias, onde Machado de Assis muito colaborará. Publica seu terceiro volume de versos, Americanas.
1876 - De julho desse ano a abril de 1878, escreve em todos os números da revista Ilustração Brasileira. De 6 de agosto a 11 de setembro, publica em O Globo o romance Helena, editado no mesmo ano. É promovido, em 7 de dezembro, a chefe de seção da Secretaria de Agricultura.
1877 – Morre seu grande amigo José de Alencar.

Machado de Assis, por Toni
1878 - De 1º de janeiro a 2 de março publica, em O Cruzeiro, o romance Iaiá Garcia, editado no mesmo ano. Sua colaboração nesse jornal continua até 1º de setembro. Entra, a 27 de dezembro, em licença, e segue, doente dos olhos e dos intestinos, para Friburgo, onde fica até março de 1879. Nessa época concebe e começa a escrever Memórias póstumas de Brás Cubas.
1879 – Em junho começa a colaborar na Revista Brasileira. De 15 de julho desse ano até, pelo menos, 31 de março de 1898, escreve na revista A Estação, onde publica, entre outros trabalhos, o romance Quincas Borba (15 de junho de 1886 a 15 de Setembro de 1891).
1880 - Entra, a 6 de fevereiro, em licença de um mês, por estar sofrendo dos olhos. Designado, a 28 de março, oficial-de-gabinete do Ministro da Agricultura, Manuel Buarque de Macedo. Permanece exercendo as mesmas funções com o sucessor deste, Pedro Luís Pereira de Sousa. É representada, no teatro de D. Pedro II, a comédia Tu só, tu, puro amor..., por ocasião das festas organizadas pelo Real Gabinete Português de Leitura para comemorar o tricentenário de Camões. Publica, na Revista Brasileira, o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (15 de março a 15 de dezembro de 1880).
1881 - Publica em volume as Memórias póstumas de Brás Cubas e Tu só, tu, puro amor... De 18 de dezembro desse ano até 28 de fevereiro de 1897, escreve com assiduidade na Gazeta de Notícias; esporádica, a sua colaboração vai até o número de 2 de junho de 1904. Entre outras seções, redige as famosas crônicas intituladas “A Semana”. Morte de Dostoiévski.
1882 - Publica o livro de contos Papéis avulsos. Entra, a 5 de janeiro, em licença de três meses, para tratar-se fora do Rio, viajando para Nova Friburgo.
1884 - Publica Histórias sem data. Muda-se, com Carolina, para a Rua Cosme Velho, 18, onde viverão até a morte de ambos. Antes haviam morado nas ruas dos Andradas, Santa Luzia, da Lapa, das Laranjeiras e na do Catete. O chalé em que viveram, um dos cinco de propriedade da Condessa de São Mamede, viria a ser demolido na década de 1930.
1885 – Morte de Victor Hugo.
1886 - Sai o volume Terras, compilação para estudo, por ele redigido.
1888 - É elevado, por decreto da Princesa Isabel, Regente do Império, a oficial da Ordem da Rosa. Lei do 13 de Maio. Desfila, a 20 do mesmo mês, no préstito organizado para celebrar a Abolição. Raul Pompéia publica O Ateneu.
1889 - É promovido, em 30 de março, a diretor da Diretoria de Comércio da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Proclamação da República e exílio da família imperial.
1890 – Viagem a Minas Gerais, em companhia de Carolina e da família do barão de Vasconcelos, a convite dos diretores da Companhia Pastoril Mineira, visitando as cidades de Juiz de Fora, Barbacena e Sítio, atual Antônio Carlos. Aluísio Azevedo publica O cortiço.
1891 – Publicação em volume do romance Quincas Borba. Falecimento de Maria Inês, madrasta de Machado de Assis. O escritor comparece ao enterro acompanhado por Coelho Neto. Morte de D. Pedro II, em Paris. Morte de Rimbaud.
1893 – Com a reforma administrativa deste ano, quando a Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas se transforma em Secretaria da Indústria, Viação e Obras Públicas, passa a exercer o cargo de diretor-geral da Viação.
1895 - De dezembro desse ano a outubro de 1898, escreve na Revista Brasileira (fase Veríssimo). Suicídio de Raul Pompéia. Morte de Pasteur. É realizada, em Paris, a primeira sessão de cinema.
1896 - Publica Várias histórias. Aclamado, em 15 de dezembro, para dirigir a primeira sessão preparatória da fundação da Academia Brasileira de Letras, tem parte preponderante na criação desse instituto que preside até morrer. Morte de Floriano Peixoto.

Machado de Assis, por Kácio
1897 – Guerra de Canudos.
1898 - É posto em disponibilidade, no dia 1 de janeiro, em virtude da reforma no Ministério da Viação. Volta ao Ministério, como secretário do Ministro Severino Vieira. Exerce depois as mesmas funções com Epitácio Pessoa e Alfredo Maia. Sílvio Romero publica o seu livro arrasador sobre Machado de Assis.
1899 - Publica Dom Casmurro e Páginas recolhidas.
1901 - Publica Poesias completas, onde aparece o seu novo e maior livro de poemas, Ocidentais. Santos Dumont circunavega a Tour Eiffel.
1902 – Nomeado, em 18 de dezembro, diretor-geral de Contabilidade do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas. Publicação de Os sertões.
1904 - Publica o romance Esaú e Jacó. Segue em janeiro para Friburgo, com a esposa enferma. A 20 de outubro morre Carolina, dias antes de completarem 35 anos de casados. Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro.
1906 - Publica Relíquias de casa velha, que abre com o célebre soneto “A Carolina”. Santos Dumont faz o primeiro vôo com o 14 Bis. Morte de Pedro Américo.
1908 - Publica seu último romance, o Memorial de Aires. Entra, a 1º de junho, em licença para tratamento de saúde. Na madrugada de 29 de setembro, às 3h20m, morre em sua casa, à Rua Cosme Velho, 18; é enterrado, segundo determinação sua, na sepultura de Carolina, jazigo perpétuo 1359, no cemitério de São João Batista. Nascimento de João Guimarães Rosa.
:: Fonte: Machado de Assis (ABL) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário